segunda-feira, 19 de maio de 2014

Igreja missionária que anuncia o Cristo

Para promover a cultura do encontro, a Igreja precisa ser missionária e anunciar o Cristo Ressuscitado. No Rio de Janeiro, a Igreja está “em saída” para exercer a caridade, como ensina o Papa Francisco. Além das atividades evangelizadoras nas paróquias, há ações no mundo do trabalho, em shoppings e com quem pre­cisa experimentar a misericórdia de Deus.Apesar dos desafios, é preci­so viver a alegria de anunciar o Evangelho, de acordo com o arce­bispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no artigo “Anunciar e testemunhar a fé que gera caridade”, publicado na “Voz do Pastor”.
“Muitos são os desafios com a cultura do encontro, porque o mundo tem fome e sede do anúncio da Palavra de Deus. Nessa mudança de mentalidade, na busca da santidade, somos convidados a abandonar o peca­do e o mal, para que as pessoas busquem o encontro com Cristo. Por isso mesmo, devemos viver a alegria de evangelizar. É muito gratificante ver os carismas agin­do como Igreja nessa nossa im­portante missão evangelizadora.”
MUNDO DO TRABALHO
O trabalho também precisa ser santificado pela presença da Igreja, de acordo com monsenhor Sérgio Costa Couto, responsável pela evangelização na capela do Tribunal de Justiça. “A Igreja deve ir ao encontro das pessoas. Devemos procurá-las inclusive no meio do trabalho”, destacou. Ele lembrou que a tradicional missa de Páscoa, que é realizada há 15 anos no local, acontecerá no próximo dia 20 de maio, às 17h, presidida por Dom Orani.
As celebrações eucarísticas acontecem todas as quintas­-feiras às 10h, no horário em que o tribunal ainda não está com as atividades abertas ao público. De acordo com monsenhor Sérgio, o objetivo é possibilitar que os servidores e funcionários possam participar da missa fora do horá­rio de atividades. Além disso, há confissões em datas importantes, como o período da Páscoa e o Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição.
Monsenhor Sérgio disse ainda que está disponível para confis­sões em outros dias. O trabalho pastoral também consiste em atender as pessoas que necessi­tam de oração e doentes em casa ou no hospital.
Segundo ele, o trabalho de ir ao encontro das pessoas sempre foi feito pela Igreja, mas essa presença no mundo deve ser responsabi­lidade não apenas do clero, mas também dos leigos. “A presença da Igreja não é só do padre, mas do leigo trabalhando normalmente. A Igreja está presente em todas as ocasiões em que os cristãos estão exercendo seu trabalho, seu apos­tolado”, destacou.
DRAMATURGIA E ORAÇÃO
No Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) há um trabalho de evangelização em parceria com o Vicariato para a Comunicação Social da arquidiocese. Padre Omar Raposo está há nove anos no local. “O trabalho que a gente faz visa um acolhimento e aten­ção aos profissionais que traba­lham naquele local”, explicou.
De acordo com o sacerdote, há um trabalho de evangelização por meio dos sacramentos, com confissão e direção espiritual a profissionais. Também são reali­zadas missas.
O sacerdote ministra um curso de liturgia para os profis­sionais de cenografia e figurino. O curso faz parte do trabalho de assessoria às cenas religiosas. Segundo padre Omar, depois dessa assessoria foram reduzidos os erros litúrgicos nas celebra­ções eucarísticas realizadas nas novelas e programas televisivos.
“A Igreja que se mostra próxi­ma e vai ao encontro das pessoas, onde as pessoas estão. Não pode­mos só esperar que venham até nós”, pontuou.

BUSCAR A ORAÇÃO
Localizada entre a Praça de Alimentação e o cinema, no ter­ceiro piso do shopping Via Brasil, a Capela João Paulo II chama a atenção e atrai pessoas de todas as idades que buscam a oração. O horário de funcionamento é de 10h às 22h, de segunda a sábado. No domingo, a capela funciona de 12h às 21h. Entre as atividades desenvolvidas há adoração ao Santíssimo Sacramento, grupo de oração, missa, cursos de formação, aconselhamento e evangelização.
Há cerca de três anos, a Co­munidade Shalom é responsável pela evangelização na capela. Entre os missionários que estão à frente dessa atividade está Elaine Andrade. De acordo com ela, o trabalho de evangelização dentro do shopping é essencial porque é um lugar em que ninguém ima­ginaria ter uma experiência com Deus. “É um lugar de lazer e de compras. Ali fazemos o trabalho de atrair as pessoas para Deus. Vamos ao encontro daqueles que não conhecem a Deus, não tive­ram essa experiência”, disse.
Para Elaine, o maior desafio é criar novos meios e métodos de evangelização. “No shopping temos abertura, e o coração do povo é muito aberto”, ressaltou. De acordo com ela, há estratégias, como peças de teatro e música. Além disso, todos os dias à tarde o ministério de evangelização sai de loja em loja e também nas ruas do bairro.
MISERICÓRDIA DE DEUS
Para anunciar a misericórdia e o amor de Deus, as Irmãs Missio­nárias da Vida fazem um trabalho de evangelização há oito anos na Vila Mimosa. As missionárias vão ao encontro das mulheres nos locais de prostituição. Além de anunciar a Palavra de Deus, as religiosas dão assistência às pessoas que passam por necessi­dades materiais.
“O anúncio da misericórdia é o objetivo de toda ação desenvol­vida. Vamos ao encontro das mu­lheres nos lugares de prostituição para que saibam que a Igreja tem as portas abertas para elas também. Nós nos aproximamos, fazemos o caminho com a pessoa até ela ter uma experiência pessoal com o Cristo e poder reestruturar sua vida”, ressaltou a irmã Maribel Peres, que é responsável pelas Ir­mãs Missionárias da Vida no Rio de Janeiro. Na Capela São José, localizada na Vila Mimosa, há adoração ao Santíssimo, missa e atendimento pessoal.

Teresa Fernandes