sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reviver a JMJ no Complexo do Alemão

Os cariocas ainda carregam em seu coração as marcas transformadoras deixadas pela Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado. Agora, a Igreja do Rio de Janeiro se prepara para reviver um pouco dessa experiência na Jornada Diocesana da Juventude, a ser realizada no dia 12 de abril, a partir das 14h, no Complexo do Alemão. O local, o tema e a data não poderiam ser mais propícios para motivar a juventude carioca a colocar em prática o mandato de Jesus,  ecoado por Francisco: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”.  A partir das 14h, os jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude estarão concentrados na Praça de Inhaúma, em frente à Paróquia São Tiago, Zona Norte do Rio, para a Procissão dos Ramos que vai se dirigir até o Everest Atlético Club. Durante o itinerário, um trio elétrico animará a juventude, e a música ficará por conta do ministério de música da Comunidade Católica Shalom. Para o assessor do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, padre Jorge Carreira, essa será uma oportunidade para que todos possam conhecer a comunidade que possui “um coração aberto, que tem sede de Deus e com vontade de partilhar esse momento com todos os joven scariocas”. O tema também é atual e conhecido à Igreja do Rio, que vive o Ano Arquidiocesano da Caridade: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). Escolhido pelo Papa Francisco, este é o primeiro de uma série de três temas da Jornada Mundial da Juventude baseado nas bem aventuranças do Evangelho. “A Jornada Diocesana da Juventude deste ano tem tudo a ver com o que vivemos na JMJ: a unidade com o Papa, a reunião dos jovens, o encontro com Jesus na nossa arquidiocese. Será um novo ânimo, um reencontro, um momento de reviver todas as graças que vivemos no ano passado”, confirmou o padre Jorge. Além dos ramos, a organização pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível para as ações sociais desenvolvidas nas comunidades do complexo.


E para bem celebrar a liturgia de Ramos, o bispo nomeado da Diocese de Valença e referencial para juventude do Regional Leste 1, Dom Nelson Francelino Ferreira, presidirá a Santa Missa ao fim da peregrinação. A celebração eucarística será animada pela banda Linguagem dos Anjos e, em seguida, a cantora Olívia Ferreira fará um show encerrando o dia. No campo Everest, acontecerá uma edição do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, em que serão oferecidos serviços voltados para a saúde e a cidadania de forma gratuita para toda a população. “Se você foi feliz na Jornada, se você teve um encontro com Deus naquela semana maravilhosa do ano passado, você também pode estar conosco!”, convidou o assessor, reforçando que não há restrição de idade para participar.

Jornadas Diocesanas da Juventude

A Igreja em todo mundo celebra anualmente as Jornadas da Juventude no Domingo de Ramos,em nível diocesano, e a cada três anos aproximadamente, em nível internacional, como será na Polônia, em 2016.



Fábiola Goulart 
Colaboração: Igor Marques