segunda-feira, 7 de abril de 2014

“De coração e braços abertos”

"Inspirado pela Palavra de Deus, chego na Diocese de Valença, com alegria, fé, esperança e com vontade de trabalhar, de caminhar junto com cada irmão e irmã. Chego trazendo grande entusiasmo para dar a minha contribuição, em prol da vida e do Reino de Deus. Chego aqui com o desejo de ser pai, pastor, irmão e amigo. Venho com o coração e os braços abertos para acolher, ouvir, dialogar e estabelecer vínculos”, disse o novo bispo da Diocese de Valença (RJ), Dom Nelson Francelino Ferreira, durante a sua missa de posse.
No início da celebração eucarística, que aconteceu no final da tarde de sábado, dia 5 de abril, no ginásio esportivo da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que é presidente do Regional Leste 1 da CNBB, expressou sua gratidão. Entre os momentos de mais emoção, a entrega do cajado a Dom Nelson por Dom Elias James Manning, que durante 24 anos esteve a frente de Valença, diocese considerada a mais católica do Rio de Janeiro.
“Agradecemos muito a Dom Elias pela sua disponibilidade e abertura; e continuamos a contar com o seu trabalho no regional. Dom Nelson vai nos deixar saudades. Já sentimos um vazio sem a sua presença, disposição, formação teológica, cultural e pastoral. Agradecemos por todo o seu trabalho com a juventude, nas questões ecumênicas e de formação. Pela sua preocupação com a evangelização e visão aguçada, em ver as necessidades e ao mesmo tempo as soluções,” disse.

A Eucarista, que foi concelebrada pelos bispos do Regional Leste 1 da CNBB e também de outros estados, contou com a presença do prefeito de Valença, Álvaro Cabral, de autoridades civis, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e milhares de fiéis vindos de diversas dioceses. No olhar das pessoas que lotaram o ginásio, foi possível ver as expressões de alegria, admiração e esperança.
“É preciso buscar as ovelhas que ainda estão fora do rebanho”
Na homilia, o novo bispo de Valença refletiu sobre a Ressurreição de Lázaro (João 11, 1-45) e afirmou que “cada carisma colocado a serviço do Reino será fermento na massa e fará com que a realidade seja transformada”.
“Espero contar com o trabalho de cada pastoral, movimento, irmandade e ministérios. Como Igreja missionária precisamos sempre avançar para ‘as águas mais profundas’, em busca de tantos destinatários do Evangelho. É preciso buscar as ovelhas que ainda estão fora do rebanho. É preciso nos dirigir aos inúmeros túmulos de nossa sociedade para arrancar aqueles ‘Lázaros’ que lá experimentam a morte”, motivou Dom Nelson.


O bispo convocou a todos a “na oração e na ação partir ao encontro das reais necessidades do povo de Deus”. “É indispensável a participação e o auxílio de todos, por isso oro com muito carinho e afeto por cada sacerdote. Espero formar com todos um presbitério bem unido, marcado pela amizade, pela reciprocidade, pelo respeito e caridade fraterna. Sejam comigo fiéis pastores, discípulos e missionários de Jesus Cristo, que o povo tanto necessita. Zelemos pelas vocações em suas múltiplas expressões”, incentivou Dom Nelson, sendo muito aplaudido. Ao final da homilia, invocou a intercessão de Nossa Senhora da Glória, padroeira da Cidade de Valença.


“Com Nossa Senhora, que sejamos cada vez mais bem-aventurados na fé. Acreditemos que o Senhor sempre cumpre o que Ele anuncia. Como Ela, que possamos responder sempre ‘Sim’ aos apelos de Deus e nos esforcemos, cada dia, para fazer a vontade do Pai. Confio-me inteiramente a Ela e ao nosso glorioso padroeiro diocesano, o mártir São Sebastião, para que eu possa ‘sentir com a Igreja’ (lema episcopal de Dom Nelson), visando ajudar tantos lázaros a deixarem seus vários tipos de túmulos e a experimentarem a vida nova que só Jesus pode dar”, concluiu.
Após a bênção final, Dom Nelson foi ao encontro do povo presente e foi saudado afetuosamente. 
Cardeal Tempesta, Dom Nelson e Dom Elias participaram de uma entrevista coletiva antes da missa.



Cláudia Brito
Fotos: Gustavo de Oliveira