terça-feira, 15 de abril de 2014

Ano da Caridade: Atenção à gravidez juvenil

Pastoral das Gestantes da Paróquia Santa Mar­garida Maria, na Lagoa, surgiu em 2009 a pedido do pároco e vigário episcopal para a Caridade Social, cônego Ma­nuel Manangão, com o objetivo inicial de atender as adolescen­tes grávidas da comunidade da Rocinha. Na pastoral, as mães recebem enxoval e cestas básicas e são orientadas sobre a impor­tância de realizar o pré-natal.
“A motivação surgiu quando eu era o pároco da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha, onde permaneci por mais de 20 anos. Tínhamos a preocupação com as meninas de 13 e 14 anos que engravidavam e não tinham nenhum acompa­nhamento. Muitas só procura­vam ajuda no período final da gravidez”, disse o cônego.
Os atendimentos começaram a ser realizados em 28 de abril de 2009 e foram ampliados para gestantes de todas as idades. “Este mês, completamos cinco anos de existência”, celebrou a coordenadora da pastoral, Lau­rinda Moura de Melo.
Os encontros acontecem duas vezes ao mês, na 2ª e na 4ª terça-feira de cada mês, das 18h às 20h. Na primeira hora há um grupo de terapia com psicólogas e no segundo horário, das 19h às 20h, são realizadas palestras com profissionais de várias áreas da saúde: enfermagem, nutri­ção, serviço social, pediatria, obstetrícia, urologia pediátrica, fonoaudiologia, cardiologia, fisioterapia e odontologia pe­diátrica. Os profis­sionais se revezam nos encontros para orientar as mães sobre os cui­dados com a gravidez e com os bebês.
“Muitas mães chegam com dificuldades de entender a pró­pria vida e vivenciar o momento da gravidez. Conseguimos, por meio da terapia com as psicó­logas, dar a essas meninas e mulheres um local onde elas possam abrir o coração e receber informações importantes. Per­cebemos que elas precisam des­sa atenção”, observou Laurinda.
Segundo ela, a falta de estru­tura familiar gera insegurança para as mães. “Procuramos mos­trar para essas adoles­centes a dimensão maior da gravi­dez e tirá-las de um momento de angústia e ansiedade. Buscamos frisar para elas a importância da família e mostrar a necessidade de manter o vínculo familiar, especialmen­te quando não há proximidade com o pai do bebê”, destacou.


 NOVA DIMENSÃO DE VIDA


“Apesar das dificuldades, percebemos que conseguimos levar para elas bastante infor­mação. Muitas que chegam abatidas, tensas e ansiosas ga­nham outra dimensão na vida: se tornam mais alegres, otimistas e atentas ao momento tão especial que é ser mãe”, disse Laurinda.
Por conhecerem os malefí­cios que os métodos contracep­tivos geram na realidade bioló­gica da mulher, os voluntários também ensinam o Método Natural Billings de planejamen­to familiar. Segundo o cônego Manangão, é uma alegria con­seguir proporcionar cuidados às gestantes para que tenham seus filhos de forma digna.
“O que é sempre gratificante é perceber que um trabalho pequeno ajuda as pessoas a avançarem na sua compreensão humana e a tomar consciência de seus dons, valores e direitos”, disse o sacerdote.
Além de informações e cuidados, a pastoral também transmite, com palavras e tes­temunhos, valores espirituais e eternos. “É muito bom quando vemos as mães levando seus bebês para serem batizados. Isso dá um contentamento muito grande”, concluiu o pároco. 


Cláudia Brito