sexta-feira, 22 de março de 2013

Na escola de São José


A Solenidade de São José, padroeiro da Igreja Universal, foi celebrada pela Arquidiocese do Rio, na missa que aconteceu na manhã do dia 19 de março, no Seminário São José, no Rio Comprido. A Sagrada Eucaristia foi presidida pelo bispo auxiliar e animador do seminário, Dom Pedro Cunha Cruz.
A Santa Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte e pelo bispo emérito Dom Assis Lopes. Estiveram presentes padres idosos que residem na Casa do Padre, além de sacerdotes formadores, diáconos, seminaristas e fiéis religiosos e leigos.
“Toda palavra sábia é decidida no silêncio. É no silêncio da oração que deixamos Deus falar. Deus é tão delicado conosco que não fala se nós falamos, mas sim quando silenciamos, e esse é o sentido do sagrado silêncio. Necessitamos do silêncio para melhor entender o mistério de Deus e cumpri-lo em nossa vida. Devemos aprender com o silêncio, a humildade e a perseverança de São José”, disse Dom Pedro na homilia.
No final da missa, o reitor do Seminário São José, padre Leandro de Souza Câmara, agradeceu a presença de todos, especialmente, pela colaboração espiritual, pastoral e material. “Também agradecemos ao Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho pela presença materna através das irmãs que diariamente dedicam a vida à formação dos futuros sacerdotes".

São José: guardião dos sacerdotes

O diretor espiritual do Seminário São José, padre Fábio Luiz de Souza, destacou a intercessão de São José como guardião da Sagrada Família e de toda a Igreja. “São José foi escolhido pelo Senhor para guardar Jesus e Maria, assim sendo, nada mais justo do que ter em São José o guardião daqueles que serão sacerdotes”, afirmou.
O reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, padre Leandro Lenin, destacou que o exemplo de acolhimento de São José precisa ser seguido. “Queremos ser, de algum modo, pais para todo o povo fiel, para toda a Igreja”, disse o sacerdote.
O seminarista Adriano Barros, que recentemente ingressou no Seminário Propedêutico, ressaltou que São José é um exemplo de pai. “São José é aquele que cuida das famílias, e o serviço do sacerdote é esse: cuidar do povo, das famílias e dos mais necessitados”, disse.










Cláudia Brito
FOTO: Gustavo de Oliveira