sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo impulso para a evangelização no Rio



"O anúncio e o rea­núncio da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo ocupam o centro das preocupa­ções evangelizadoras do 11º Plano de Pastoral de Conjunto (PPC)". A frase, que consta no objetivo geral do 11º PPC, traduz a missão do plano de pastoral, que vigora entre 2012 e 2016, e que deve ser conhecido por todos, partilhado em encontros e aplicado nas ações evangelizadoras da Igreja no Rio.
A redação final do 11º PPC foi apresentada para os leigos, repre­sentantes vicariais e paroquiais, no dia 11 de agosto, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. O plano, que foi aprovado em as­sembleia arquidiocesana, no ano passado, pretende renovar a ação missionária da Igreja.
“O plano de pastoral é como se fosse um mapa para o nosso trabalho de evangelização e traz em si o que é essencial: começar de Cristo, que é o centro da nossa vida e da missão”, afirmou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Segundo Dom Orani, é ne­cessário evangelizar os batiza­dos. “Nós não podemos dizer que as pessoas conhecem Cristo porque um dia foram batizadas. São cristãs pelo batismo, mas devem aprofundar seu encontro com Jesus Cristo, que transforma vidas e mentalidades. O grande segredo é sempre partir de Cris­to, em uma vida de comunidade e evangelização em missão perma­nente”, incentivou Dom Orani.
Caberá a cada pastoral, setor, comunidade, paróquia, movi­mento, associação ou entidade realizar seu planejamento para a implantação eficaz do 11º PPC, através da realização de encontros, assembleias ou similares para que as indicações e determinações do plano sejam postas em prática.
“O passo agora é acelerar o pro­cesso, é perceber como o 11º PPC se aplica à realidade das paróquias, fazer uma revisão e avançar nos pontos que estiverem atrasados. As nove prioridades do plano fun­cionam como uma engrenagem de rodas dentadas. O mover-se de uma impulsiona as demais e se uma parar, toda a engrenagem emperra”, disse o coordenador arquidiocesano de Pastoral, mon­senhor Joel Portella Amado.
No encontro, Dom Orani des­tacou o capítulo ligado à juventude, e disse que é essencial a participa­ção de todos para o êxito da Jornada Mundial da Juventude, que será um momento único. Ele ressaltou que é preciso dialogar e contagiar a ju­ventude sobre a beleza da vivência cristã, por meio de outros jovens que vivam o Evangelho.
“Se nós perdermos essa oportunidade de kairós da JMJ Rio2013 em nossa arquidioce­se, nunca mais teremos outra como essa. Perderemos essa ocasião histórica e cometeremos o pecado de omissão que poderá prejudicar as futuras gerações. Precisamos trabalhar juntos, unindo esforços, seja acolhen­do as pessoas, na atitude de abrir a casa e a vida para outras culturas, seja participando das atividades ligadas à Jornada”, incentivou o arcebispo.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA


A vivência do 11º PPC obedecerá ao seguinte calendário:
2012 - Ano do Discipulado
2013 - Ano da Igreja e da Juventude
2014 - Ano da Defesa e da Promoção da Vida
2015 e 2016 - Revisão do 11º PPC