terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governo mobiliza Forças Armadas para visita do Papa e eventos esportivos


Às vésperas da realização de três grandes eventos públicos no país, o Ministério da Defesa def iniu que as Forças Armadas atuarão nos esquemas de segurança que serão organizados. As diretrizes referem-se à visita do Papa Bento XVI e à Copa das Confederações de Futebol em 2013 e à Copa do Mundo em 2014. A ideia é que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuem no reforço da segurança em todas as áreas consideradas estratégicas.
As diretrizes estão na Por­taria 2.221 do Ministério da Defesa, publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de agosto. Os chamados “gran­des eventos” pela portaria são a Copa das Confederações de Futebol, de 15 a 30 de junho de 201 3, que ocorrerá em várias cidades, e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho do mesmo ano no Rio de Janeiro, além da Copa do Mundo de Futebol de 2014 – em 12 cidades-sede.
A portaria autoriza que integrantes das Forças Ar­madas exerçam atividades temporárias nas áreas de defesa aeroespacial, controle do espaço aéreo, das áreas marítima, f luvial e portu­ária, além de segurança e defesa cibernéticas. Também há atenção especial para as ações de fiscalização de ter­rorismo e explosivos.
As Forças Armadas devem atuar ainda na fiscalização de armas químicas, biológicas, radiológicas e até nucleares. O embarque e desembarque de passageiros em todo o país, controlados pela Polícia Fede­ral (PF), vão ganhar reforço dos militares, assim como o policiamento de trânsito e estradas. Os comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica terão atribuições específicas, de acordo com o texto, mas todos atuarão no reforço do esquema de segu­rança dos “grandes eventos” em 2013 e 2014.
As diretrizes definidas na portaria referem-se às cida­des de Brasília, Cuiabá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Curitiba (Pa­raná), Natal (Rio Grande do Norte), Salvador (Bahia), Re­cife (Pernambuco) e Manaus (Amazonas). Essas cidades serão a referência para a área de defesa nos três eventos.

AGÊNCIA BRASIL