segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!



Construir amizades verda­deiras. Este é um dos frutos de uma Jornada Mundial da Juventude. Para muitos que participaram de outras edições, as lembranças e os laços continuam até hoje.
O coordenador do Ministério de Intercessão RCC Brasil, Vicente Neto, relembra que fez contato e amizades não só com brasileiros que estavam no seu grupo e com os quais até hoje se comunica, mas também com estrangeiros que compartilharam da mesma crença. “As jornadas são um momento oportuno para testemu­nharmos que Jesus está presente na vida do jovem e que Ele deve ser anunciado para aqueles que ainda não tiveram essa experiência”, diz.
Para Fernanda Orchis, falar de JMJ é falar de uma experiência de vida comunitária. “São poucos dias, mas vividos intensamente: situações de alegria, agitação, animação, descon­forto, resistência. De tudo isso surge ao menos a consciência de estarmos juntos, vivendo toda a experiência com irmãos e irmãs”, afirmou. “Do convívio, das risadas, das fotos, das lutas surgem laços mais profundos do que imaginamos naquele momento. Surgem verdadeiras amizades. Claro que com a tecnologia atual é possível manter contato constante com novos conhecidos que vivem distantes, mas isso só vem facilitar e aprofundar algo que iniciou naquela JMJ.”
Conhecer e manter amigos de fé são fortes experiências da JMJ. E é também a certeza de que Deus é seu maior amigo.
Gisela Carvalho definiu a Jorna­da Mundial da Juventude como um “encontro singular”. Ela relembrou: “Impossível contar quantas amiza­des se formaram nas duas Jornadas de que participei (Roma e Toronto) e quantas foram feitas através de ami­gos em comum e dos testemunhos em nossas listas... Amigos da mesma cidade, de estados diferentes e até países muito distantes... O fato é que a ‘distância física’ é ‘encurtada’ pela união ao Cristo. Em muitos emails nos ‘despedimos’ da forma mais próxima: nos encontramos na Eucaristia!”.
A Jornada Mundial da Juven­tude já faz parte de sua vida. Or­ganize seu grupo e junte-se a jo­vens de todo mundo, unidos em um mesmo testemunho de fé. Tire suas dúvidas sobre como acon­tecerão as inscrições dos peregrinos acessando o portal oficial da Jornada: www.rio2013.com.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: DIVULGAÇÃO