sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Família unida pela JMJ



Entre os milhares de jovens que estiveram presentes na Praia de Copacabana participando da corrida e caminhada “Bote Fé na Vida”, no dia 22 de julho, estavam Marcelle Félix, de 16 anos, Raphaela Félix, de 15 anos, e Isabella Félix, de 9 anos. As três irmãs foram ao evento com os pais, Marcelo Félix e Rosângela Andrade, e com amigos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em An­chieta, da qual fazem parte. Elas, que vão com os pais aos eventos da Pré-Jornada, mostraram a im­portância de uma família unida pela JMJ Rio2013.
Flamulando uma bandeira do Brasil, as jovens, por meio de carta­zes, também incentivaram a partici­pação na Jornada e a inscrição para o voluntariado e a hospedagem. Os gestos dessa família são uma esperança para o êxito da JMJ.
Segundo Marcelle, é importante a participação de seus pais jun­tamente com ela porque eles dão força para continuar na caminhada de Deus. “Infelizmente, muitos pais de amigos meus não estão tão en­volvidos. É muito bom os meus pais estarem comigo, para eu ter sempre mais motivação para continuar nes­sa Jornada”, destacou.
Marcelle, como tem menos de 18 anos, idade mínima aceita pela JMJ Rio2013, não poderá ser voluntária. Porém, ela procura ajudar, em âmbito paroquial, nos eventos da JMJ. “Estou participando ao máximo de todos os eventos que posso, ajudando no que for necessário. Quando não consigo ir, ajudo na divulgação pela internet e de boca a boca, explicando e dis­tribuindo panfletos da Jornada em festas”, explicou.

O RIO É UMA GRANDE FAMÍLIA
Para Marcelo, que vai acolher peregrinos em sua casa, estar presente junto com as filhas nos eventos da JMJ significa também acolher os jovens do mundo in­teiro. “Em um primeiro momento pude perceber que, desde já, o Rio de Janeiro é uma grande família que recebe outros filhos que virão para cá, os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. Esse foi o grande sentido de estar em família na caminhada. É estar participando e comungando do mesmo ideal, juntamente com todas as pessoas que estão ali também”, ressaltou.
Além de estar presente nos eventos da Pré-Jornada, Marcelo, que é coordenador paroquial de voluntários, também trabalha com os menores de 18 anos da paróquia, neste período de preparação para a JMJ. “Estamos trabalhando com essa juventude que quer trabalhar, mas tem menos idade e não vai poder se envolver diretamente na Jornada. De todos os eventos da Jornada, de alguma forma, estamos participando. Já temos um grupo de voluntários bastante significativo e tentamos inserir esses jovens mesmo em todos os eventos, para eles experimentarem o voluntaria­do desde já”, afirmou.
Para Marcelle, o evento foi fantástico porque chamou a aten­ção de pessoas que ainda não conheciam a JMJ. “Elas paravam no calçadão da praia para saber o que estava acontecendo. Depois que terminou a corrida, várias pessoas me pararam para perguntar o que tinha sido, como é que era, como fazia para participar. Pudemos evangelizar as pessoas e divulgar o evento”, destacou.
De acordo com o pai, ficou muito clara a disposição do ca­rioca em receber e partilhar com a Igreja a alegria que este evento traz desde já para os jovens e para as famílias. “Foi um dia muito especial, de bastante alegria, um momento em que pudemos nos encontrar com amigos de outras paróquias”, disse.

RENATO FRANCISCO E CARLOS MOIOLI
FOTO: CARLOS MOIOLI