sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bote Fé na Vida reúne mais de 7 mil pessoas em Copacabana



No dia 22 de julho, há exatos 365 dias para a JMJ Rio2013, em todo o Brasil as pessoas foram para as ruas comemorar a con­tagem regressiva e mostrar o espírito preparatório para a Jor­nada. No Rio de Janeiro, cidade­-sede, mais de sete mil pessoas participaram do Bote Fé na Vida (corrida e caminhada), realiza­do na Praia de Copacabana.
O local escolhido para a corrida foi bastante significa­tivo. Durante a JMJ Rio2013, a Praia de Copacabana receberá parte dos atos centrais, como a missa de acolhida, a cerimônia de boas-vindas ao Papa Bento XVI e a Via-Sacra.
Com um percurso de 3 km, a corrida e caminhada começa­ram pontualmente às 9h, com a bênção do arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organi­zador Local (COL), Dom Orani João Tempesta. Quem deu a lar­gada da corrida foi o responsável pelo Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Araujo.
“Vejo com alegria a adesão de tantas pessoas neste momento. Que todos possam voltar para suas paróquias e continuar os trabalhos de preparação da Jornada”, enfatizou Dom Orani.
“Pensamos em ambientali­zar a sociedade à realidade da Jornada, que não se prende a um evento dentro de Igreja, mas que mexe com a cidade inteira, com o país e com o mundo in­teiro. São peregrinos de todos os lugares que vêm para o Rio. Para dentro da Igreja, é o forta­lecimento também da Pastoral dos Esportes, que já existe em algumas paróquias, mas que tem que crescer mais ainda. O carioca tem essa energia, esse jeito próprio de ser feliz, e a Pastoral dos Esportes é algo que encaixa perfeitamente o tema da espiritualidade e da quali­dade de vida”, ressaltou padre Jefferson.
A prova foi concluída rapida­mente. O vencedor da categoria masculina, Sebastião Cordeiro, cruzou a linha de chegada aos 5m50s.
Para o atleta, o Bote Fé na Vida é importante porque une a juventude num evento que preza pela saúde. “O evento chama a atenção do jovem à prática do esporte e à impor­tância de se relacionar com Deus. Aqui está a chave para se encontrar um bom caminho”, destacou Cordeiro.
Completando o pódio da prova masc ulina, com um tempo de 5m51s, quem chegou em segundo lugar foi Bruno Willian e, em terceiro lugar, com um tempo de 5m52s, Mar­celo José Alves. Para o segundo colocado, o evento foi impor­tante porque incluiu pessoas de várias religiões na JMJ.
Marcelo José Alves lembrou da presença do ecumenismo no Bote Fé na Vida. Ele, que é evan­gélico, afirmou que “a corrida foi uma forma de levar qualidade de vida à sociedade e de unir as pessoas, com alegria, sendo um momento de satisfação e de lazer”.
A vencedora da prova na modalidade feminina, com tempo de 6m44s, foi a mineira Jéssica Ladeira, de 18 anos, que faz parte do grupo de atletas Pé de Vento.

FÉ E ESPORTE
Entre os participantes, esta­vam crianças, acompanhadas dos pais, jovens e também re­presentantes da terceira idade, que nada deviam aos mais novos em alegria e disposição.
Em meio à retirada de me­dalhas estava o diácono Luiz Augusto Faria, da Paróquia São Domingos de Gusmão, na Tiju­ca. Para ele, participar do Bote Fé significa ser missionário. “É mostrar que os católicos são unidos. É uma grande alegria ver tantos jovens juntos. Nós viemos de metrô rezando o terço. A cada parada vinha mais um. O vagão ficou cheio!”, des­tacou com alegria.
A jovem Amanda Costa, que participou da caminhada, tam­bém lembrou que o Bote Fé na Vida esteve ligado com o tema da Campanha da Fraternidade 2012. “Foi uma maneira de falar dos esportes. Estamos no ano da Campanha da Fraternidade, que falou sobre saúde, e estivemos aqui hoje caminhando e mexen­do nosso corpo”, ressaltou.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: CARLOS MOIOLI