sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arquidiocese lança site que ajudará promoção humana e social na cidade do Rio



A Arquidiocese do Rio, por meio do seu Vi­cariato para a Carida­de Social, lançou um novo site: “Ações Sociais das Paróquias” (www.social-paro­quias.org.br). Por ele os agentes das pastorais sociais e toda a sociedade poderão ter acesso a informações atualizadas sobre instituições e atividades sociais desenvolvidas pela Igreja na cidade do Rio de Janeiro, bem como dados relativos a institui­ções públicas em três áreas: edu­cação, saúde e assistência social. A iniciativa foi apresentada aos bispos no dia 7 de agosto.
O projeto, que foi elaborado ao longo de 12 meses, é pioneiro no Rio, e fruto do trabalho de uma equipe formada por técnicos do Banco da Providência e da Pas­toral do Menor. Segundo Clarice Linhares, superintendente do Banco da Providência, os dados foram coletados junto às pastorais sociais, ao mesmo tempo em que era realizada a capacitação das lideranças sobre a Política Nacio­nal de Assistência Social.
“O objetivo foi criar uma ferramenta para facilitar o tra­balho dessas lideranças, uma vez que o banco de dados pode ser acessado de qualquer lugar e possui uma grande variedade de informações, desde dados das paróquias até endereços de UPAs, por exemplo. A ideia sur­giu da necessidade de fazer um trabalho social mais integrado na Arquidiocese do Rio, que possui uma rede de atendimento e assis­tência social e de promoção hu­mana extremamente rica, mas, infelizmente, um desconhece o trabalho realizado pelo outro”, explicou Clarice.
A superintendente do Banco da Providência explicou que as informações contidas no site foram agrupadas em três grupos de interesse: paróquias, serviços e rede.
Em “paróquias” as pessoas encontram informações relativas às igrejas, tais como endereço, te­lefone, nome do pároco, capelas ligadas a ela, pastorais e serviços sociais presentes naquela comu­nidade eclesial.
Na seção “serviços”, é possível localizar um trabalho social nas áreas de educação, saúde ou assistência social, por bairro, vicariato, faixa etária ou parceria (que pode ser com empresas pri­vadas ou instituições públicas), entre outras opções disponíveis.
Já em “rede”, encontram-se informações relativas a serviços das áreas social, de saúde e de educação oferecidos pelas pa­róquias da Arquidiocese e pelas redes da Igreja, do terceiro setor e governamental, como a rede pública de hospitais e escolas.
“A Igreja está sempre na van­guarda. Não existe um banco de dados como esse disponível na internet. É mais um serviço que a Arquidiocese do Rio está oferecendo a toda a sociedade, em prol do bem comum”, frisou Clarice Linhares.
Ela explica, ainda, como esse serviço ajudará, no dia a dia, o agente social: “Um agente que estiver realizando um atendi­mento em sua paróquia, ou em uma associação de moradores, por exemplo, poderá facilmen­te encontrar o serviço de que aquela pessoa necessita. Poderá descobrir que a paróquia vizinha tem uma pastoral ou um projeto que ajude àquele indivíduo, ou em qual instituição pública ele poderá encontrar apoio e ajuda para sua demanda. Acredito que o site será um grande facilitador dessa ação”, concluiu Clarice.

ANDRÉIA GRIPP
IMAGEM: REPRODUÇÃO