sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Agenda cultural movimentará o Rio durante a JMJ


A Jornada não é feita apenas dos eventos de massa com a pre­sença do Papa, mas também da ri­queza histórica e cultural que cada cidade sede tem a oferecer ao mun­do. Para a JMJ Rio2013 não será di­ferente. Representantes de museus e centros culturais se encontraram com o Setor de Atos Culturais do Co­mitê Organizador Local (COL), no dia 18 de julho, para discutir a agenda dos peregrinos durante a Jornada.
Para o arcebispo do Rio e presi­dente do COL, Dom Orani João Tem­pesta, este é um momento de in­vestir na juventude, que tem mui­to a oferecer à sociedade: “Falar da Jornada é falar também da ques­tão cultural. Nós sabemos que va­mos receber jovens do mundo in­teiro e é muito comum que esses jovens que vêm à Jornada queiram voltar depois, em outras épocas de suas vidas, proporcionando um en­riquecimento cultural maior à cida­de e as suas próprias vidas”.
O cônego Marcos William Ber­nardo, diretor do Setor de Atos Cul­turais, reforçou a importância do convite feito aos diretores de mu­seus para que eles se sensibilizem e entrem no clima da Jornada. “Te­mos propostas de trazer exposi­ções temporárias durante a sema­na em que o Papa vai estar conosco. Vai ser uma oportunidade de os mu­seus revelarem ao mundo um pou­co da nossa cultura, do nosso acer­vo, da nossa vida, da nossa histó­ria. É claro que vai haver uma situ­ação religiosa por trás, mas quere­mos, sim, mostrar o nosso jeito de ser, a nossa cara”, afirmou.
O presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), José do Nas­cimento Junior, ressaltou que a ideia é organizar uma agenda de qualida­de, jovem, poderosa e que dialogue com o que o evento suscita. “Esse é, de fato, um evento muito maior do que o que normalmente recebemos. Nem a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo vão demandar tan­to do circuito cultural do Rio. Vamos apresentar o Rio, o Brasil, a jovens do mundo inteiro que têm que le­var uma boa impressão das nos­sas coleções.”
A programação oficial da Jorna­da de 2011, realizada em Madri, na Espanha, contou com 363 atos cul­turais, dentre eles, exposições em museus e palácios reais. Mesmo no período de recesso escolar, em que os moradores costumam sair da cidade, Madri bateu recorde ab­soluto de público, o que surpreen­deu os centros culturais. A expec­tativa para a JMJ Rio2013 é superar esses números.
Cônego Marcos destacou que é importante para o jovem conhecer a sua identidade: “Não existe verda­deira evangelização que não passe pela cultura. E cultura nós entende­mos como o fazer do homem. Não só o belo, o fazer artístico, o estético, mas o agir, o ver. Para essa amos­tragem cultural, pensamos em atos culturais. Serão 27 palcos espalha­dos pela cidade, e nós contamos com que os estados se façam re­presentar. O jovem dificilmente se abre para uma coisa estranha. En­tão, é preciso ele saber quem é, para se abrir ao outro, a Cristo.”
O presidente do Ibram falou ainda que o momento é de alegria para as instituições culturais: “Nós somos parceiros da Jornada Mun­dial da Juventude. Os museus es­tão se organizando e vão receber esses jovens com muita felicidade, com acolhimento e entusiasmados pela possibilidade de se integrarem à programação oficial. O jovem tem se interessado cada vez mais por aspectos da memória, e os museus são os espaços onde divulgar e di­fundir esse conhecimento. O jovem sabe que não há inovação sem me­mória, futuro sem memória. Se pen­sarmos que a Igreja Católica vive e se fortalece a partir da memória há mais de dois mil anos, o jovem cató­lico vai ter uma consciência forte da programação que será oferecida”.
O representante do Museu da Rocinha e morador da comunidade revelou que está preparando uma exposição com os registros deixa­dos por João Paulo II em sua visi­ta ao Rio. “Nós estamos discutin­do alguns painéis para a Jornada, vai ser muito interessante. A reu­nião de hoje mostra a diversidade da programação que poderá acon­tecer no ano que vem. Essa grande colcha de retalho cultural vai dar a dimensão da diversidade que nós temos no Brasil, e a juventude vai sair daqui mais enriquecida ainda”, disse ele.

ANDRESSA GONÇALVES
COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013