sexta-feira, 27 de julho de 2012

Thalita Kum evangeliza no Centro do Rio



Seis dias de anúncio da Palavra de Deus nas ruas do Rio. Esta foi a Missão Thalita Kum 2012, promovida pela Comunidade Aliança de Mi­sericórdia, que, de 10 a 13 de julho, levou a Boa Nova às pes­soas que passaram pelo centro da Cidade, e que, nos dias 14 e 15 de julho, evangelizou em Santa Cruz, no acampamento Thalita Kum. Na edição deste ano, o evento fez parte da pre­paração da Arquidiocese do Rio para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Por isso, seu tema foi “Ide e fazei dis­cípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
No evento, cerca de 300 missionários mostraram a ale­gria jovem de quem escolheu uma vida próxima de Jesus. A missão, realizada pela quarta vez no Rio de Janeiro, teve diversas atividades: na parte da manhã, assim como acon­tecerá na JMJ Rio2013, foram realizadas as catequeses. Em cada dia, a catequese foi numa igreja do Centro e um assunto diferente foi abordado.
No dia 10, o tema foi “Sem mim nada podes fazer” (Jo 15, 5), e a meditação foi realizada pelas irmãs Elaine Clara e Pa­trícia Lúcio, na Paróquia São Francisco de Paula. No dia 11, com o título “Jovens rumo a JMJ 2013”, o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duar­te conduziu a meditação na Igreja de Sant’Ana. No dia 12, a catequese “Que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3, 30) foi realizada por padre Israel Bom Pastor e pelo missionário da Comunidade Aliança de Misericórdia, irmão Miguel da Cruz, na Paróquia Nossa Senhora do Parto. E no dia 13, a meditação, realizada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Edson de Castro Homem, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, teve como título “Não tem maior amor do que aquele que dá a vida” (Jo 15, 13) – saiba mais sobre as catequeses no blog do TF: www.oteste­munhodefe.blogspot.com.
Após as catequeses, os missionários da Comunidade Aliança de Misericórdia esti­veram presentes em diversas frentes de evangelização, como teatro, dança, música e abordagem individual, junto aos transeuntes do Largo da Carioca.
No local, numa capela montada debaixo de uma ten­da, durante todo o dia, houve adoração ao Santíssimo Sa­cramento, confissões, escuta e evangelização de moradores de rua e pregação da Palavra de Deus em ônibus.
Diariamente, os encontros terminavam com a Santa Mis­sa. Além do Largo da Carioca, também houve evangelização na Cinelândia e na Praia de Copacabana.
A Missão Thalita Kum, no Centro do Rio, foi encerrada dia 13 de julho, com a nona Vigília dos Jovens Adoradores, que, desta vez, teve início no Largo da Carioca.

NO VICARIATO OESTE
Em Santa Cruz, o acampa­mento Thalita Kum, que teve a presença de cerca de 1.200 pessoas, contou com palestras, motivação missionária, Cristo­teca e um show com a cantora católica Olívia Ferreira.
Para o missionário Viní­cius Casaroto, participar hoje do Thalita Kum é retribuir o amor de Deus que ele recebeu.
“O Thalita Kum é um evento que mudou a minha vida e, hoje, o meu desejo maior é mudar a vida de outros jovens que estão no mundo e não têm um sen­tido para viver. Eu quero dar esse sentido para esses jovens”, destacou.

MISSÃO THALITA KUM
A Missão Thalita Kum sur­giu em 2001 na cidade de São Paulo, onde jovens se uniram com o objetivo de anunciar uma mensagem de esperança e paz, provendo assim uma ação de evangelização, com o anúncio do amor miseri­cordioso de Deus. O nome do evento, Thalita Kum, é uma expressão hebraica que significa “jovem, levanta-te”. No Rio de Janeiro, a primeira edição aconteceu em 2009 e, desde então, ela ocorre anual­mente em julho.
Para a missionária Inês Fernandes, é uma alegria fazer parte do evento porque, ao mesmo tempo, ela vive a alegria de anunciar Deus e perceber as graças que as pessoas recebem.
“É uma experiência pes­soal com Deus que eu vivo, de sair de mim e ir ao encontro das pessoas, e também, de­pois, de receber o testemunho das pessoas, de ouvir, de ver a graça acontecendo. Essa ale­gria é inexplicável e contagia. É mesmo o Espírito Santo que vem”, afirmou.

RENATO FRANCISCO
FOTO: LEONARDO SANTOS