sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lançada no Rio a Oração Oficial pela JMJ Rio2013



Jovens adoradores do mundo inteiro puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração Oficial da Jornada. A oração, que deverá estar na cabeceira dos cristãos até a JMJ Rio2013, foi divulgada, dia 13 de julho, no evento que deu início às ativida­des que marcam a contagem re­gressiva para um ano da Jornada.
Milhares de jovens se reu­niram no Largo da Carioca no início da noite. Louvor, alegria, sob a ação do Espírito Santo, uniram os corações em um só clamor pela juventude do Rio e do mundo inteiro. A Comunida­de Aliança de Misericórdia con­duziu os momentos de oração e Adoração ao Santíssimo, junto com o diácono Melquisedec Ferreira da Rocha.
“Essa Jornada tem um alvo, a juventude, mas também tem uma nascente, o Coração Eucarístico de Jesus”, disse ele aos jovens.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organiza­dor Local (COL), Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa. Concelebraram os bispos auxi­liares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza, junto aos demais sacerdotes presentes.
Dom Orani lembrou o encer­ramento da missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Mi­sericórdia, e todo o trabalho de evangelização, realizado desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro, evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade.
“É providencial que nesta noite, ao ser concluído esse trabalho, e no lançamento da Oração da Jornada a Palavra de Deus fale do tema da JMJ”, disse Dom Orani, ao fazer referência às leituras do dia. E completou, lembrando o “Ide e fazei discípu­los entre todas as nações”.
O arcebispo destacou: “So­mos chamados a sermos teste­munhas que em Cristo nós en­contramos a vida”. E afirmou que mesmo diante das dificuldades e no mundo hostil em que vivemos não se pode deixar de anunciar a Boa Nova, “não só na Jornada, mas desde agora”.
Ao final da celebração, Dom Orani rezou junto com os jovens a Oração Oficial da JMJ Rio2013. Banners com a oração em ou­tros idiomas foram espalhados no local do evento, e um vídeo com jovens rezando a oração foi exibido. Todos os participantes receberam um folheto com a oração e a imagem dos patronos e intercessores da JMJ.
Em seguida, todos saíram em procissão pelas ruas do centro da cidade até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, local onde a vigília acontece toda segunda sexta-feira do mês. A 9ª edição da Vigília seguiu até 6h.

IGREJA DE SANT’ANA
Já no Santuário de Adoração Perpétua, Dom Orani convidou os jovens a não deixarem o entu­siasmo se apagar. “Somos chama­dos a viver a cada dia aquilo que vivemos juntos hoje; de maneira profunda viver a firmeza da fé. Somos chamados a estar sempre disponíveis”, disse.
O ministério Aliança de Mi­sericórdia animou a primeira parte da vigília. Às 2h, a equipe de retiro Fonte de Vida, do Vi­cariato Suburbano, assumiu o louvor até 6h.
“Este é um momento solene, porque o jovem está fazendo história na Igreja”, disse Pitter D’Laura, da Canção Nova, que conduziu a pregação, na qual destacou o tema da JMJ Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

UMA JORNADA NÃO SE FAZ SEM A ORAÇÃO
Segundo padre Arnaldo Ro­drigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), a mensagem percorrerá todo o mundo e será a inspiração de todo o trabalho. “Uma Jornada não se faz sem a oração. É preciso orar para trabalhar, construir e viver a Jornada. Todo jovem vai rezar a mesma oração, é uma comu­nhão espiritual”, explicou padre Arnaldo.
Padre Leandro Lenin contou que a escolha teve a participação do Setor Pastoral, dos bispos e teólogos e, principalmente, a ação do Espírito Santo. “Nossas reuni­ões não eram só para a constru­ção de um texto, mas reuniões de oração, em que a gente meditava e tentava associar tudo que era característico da Jornada”, ressal­tou. “Queríamos uma oração com espírito bem jovem, feita para os jovens e pelos jovens”, completou padre Arnaldo.
“Nós queremos que eles re­zem talvez uma vez por dia, mas que, principalmente, façam essa oração de forma comunitária em reuniões de grupo, nas paróquias, ou então aos domingos na cele­bração da Santa Missa”, afirmou padre Lenin.
“Nós queremos enquanto oramos pela JMJ, orar também por aqueles que estão doando o seu tempo para ajudar, pelos peregrinos que virão de todos os lugares da Terra e sairão como discípulos por todos os cantos da terra para evangelizar”, concluí­ram os sacerdotes.

ENCONTRO COM DEUS
Quem esteve no Largo da Carioca pode experimentar um pouco da unidade e o ardor da juventude em preparação para a JMJ. “É um momento muito espe­cial para a Igreja porque muitos jovens terão seu encontro com Jesus. Então, é um momento de despertar de vocações”, disse frei Gustavo, OFM.
Para irmã Ana Lúcia, da Con­gregação Sagrado Coração de Jesus, foi um “momento de muita emoção ver jovens empolgados de estar nos caminhos do Senhor evangelizando”.
“É um dia muito especial porque estamos aqui reunidos representando essa unidade da nossa Igreja. Estamos aqui nos preparando espiritualmente para essa Jornada. Só que às vezes ficamos tão preocupados com as coisas que temos que alcançar, mas não podemos nos esquecer de nos prepararmos espiritual­mente. Então, é essencial que nós estejamos aqui hoje”, afirmou a estudante Glenda Figueiredo.
O irmão Miguel da Cruz, mis­sionário da comunidade Aliança de Misericórdia, falou dessa grande missão: “A missão Thalita Kum faz como João Batista. Busca preparar os caminhos do Senhor e o coração das pessoas para re­ceber os jovens que estarão com o Papa Bento XVI aqui no Rio”.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: CARLOS MOIOLI