segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comunicador da paz



Preocupado em levar evangelização à população, Dom Eugenio promoveu diversos eventos de evange­lização de massa artístico­-religiosos, nas ruas da cida­de, principalmente nas festas de São Sebastião, padroeiro da cidade, Sexta-feira San­ta, Corpus Christi e Natal. Todos esses eventos foram organizados pela Associação Cultural da Arquidiocese, que também surgiu sob a inspiração do cardeal.
Para que o trabalho pas­toral dos leigos engajados nas paróquias da cidade fru­tificasse cada vez mais, Dom Eugenio criou o Centro Au­diovisual da Arquidiocese e instalou a Biblioteca Cardeal Dom Jaime de Barros Câma­ra, no Palácio São Joaquim, na Glória.
Para divulgação do Evan­gelho, inaugurou em 8 de dezembro de 1992, a Funda­ção Cultural, Educacional e de Radiodifusão Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, que hoje administra a Rádio Catedral FM, o jornal Teste­munho de Fé e a Livraria e Editora Nossa Senhora da Paz.
Ao longo dos anos em que esteve à frente da Arquidioce­se do Rio, ininterruptamente, escreveu para quatro jornais de circulação nacional. Esses artigos, com temas diversos, foram convertidos em seis livros, denominados “Viver a Fé em um mundo a construir”.
Da mesma forma, manteve programas permanentes em diversas rádios e televisões, sempre em rede nacional, inclusive dando aulas diárias do Catecismo da Igreja, além da Voz do Pastor e a recitação diária da Oração do Ângelus.

FOTO: ARQUIVO TF