sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cartaz da CF 2013 é apresentado na ExpoCatólica


“Que tipo de fraterni­dade nós podemos oferecer aos jovens?” A pergunta foi feita pelo arce­bispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, durante o pré-lançamento do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8). A apre­sentação, que aconteceu no dia 6 de julho, durante a ExpoCatólica, em São Paulo, contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jor­nalistas e empresários.
Para Dom Odilo, o primeiro aspecto da fraternidade que deve ser oferecido ao jovem é a esperança. “A juventude precisa acreditar que o mundo vale a pena e que é possível lutar e se preparar com alegria, porque muitos jovens estão sem espe­rança no futuro, se envolvendo com drogas e morrendo. O jovem precisa ser animado a tra­balhar para a edificação de um futuro melhor, para assumir, pouco a pouco, o seu papel de protagonista, líder e evangeli­zador”, afirmou.
O cardeal ressaltou que a CF 2013 quer oferecer ao jovem o que a Igreja tem de melhor: a espe­rança gerada pelo encontro com Cristo. “Jesus sempre convida a olhar para frente, para horizontes largos, e, por isso mesmo, oferece a esperança fundada não sim­plesmente naquilo que o homem é capaz de fazer por si, mas na assistência e na proximidade de Deus em relação à vida de cada pessoa”, destacou.

A IGREJA É JOVEM
Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, é preciso investir nos jovens. “A juventude está mostrando ao Brasil que tem uma capacidade que vai além do que podemos imaginar. Estamos convenci­dos de que, se queremos uma Igreja renovada, uma sociedade diferente e melhor, mais do que nunca precisamos apostar na juventude”, disse.
Dom Eduardo afirmou que o tema da CF reforça a opção da Igreja pela juventude. “Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primei­ro plano, uma jovem que de­monstra alegria em responder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa dispo­nibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade”, disse Dom Eduardo.
O diretor geral das Edições CNBB, Padre Valdeir Goulart, afirmou que o lançamento ofi­cial do cartaz será realizado em agosto, em Brasília, juntamente com o texto-base e os subsídios. “Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica”, disse o sacerdote.

COMUNICAÇÃO VIRTUAL
Na explicação sobre o cartaz, padre Valdeir destacou que o jovem está em primeiro plano. O segundo aspecto é que o jovem dialoga direto com Deus, res­pondendo ao chamado feito pelo Senhor, que é o lema da CF 2013 “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8).
“O jovem precisa desper­tar para o fato de que ele é o protagonista dentro da Igreja e que é chamado a levar a Boa Nova também aos outros jovens. Desde os primórdios, no Antigo Testamento, nós vemos que Deus chama os jovens. Jeremias era jovem, Isaías era jovem, José, rei do Egito, era jovem, Davi era jovem, João Batista era jovem, Maria, mãe de Jesus, era jovem, ou seja, a Igreja é jovem”, disse o sacerdote.
Padre Valdeir destacou que, no cartaz, o semblante da jovem se comunica com a cruz, que é também o símbolo da JMJ. “Nós sabemos da força do jovem que vai a todos os lugares, desde as pequenas cidades do interior, como é retratado no cartaz, ou nas comunidades virtuais”, ressaltou.
Segundo o autor do cartaz, o ilustrador Hime Navarro, na parte de cima do cartaz, no fundo azul, foram coloca­das palavras com o símbolo hashtag, para fazer referência à maneira como o jovem se comunica. Entre as palavras escolhidas, estão #amizade, #sonho, #vigor, #paz, #justi­ça, #família, #fé, #esperança, #caridade, #amor, #missão, #coragem e #compromisso.

CLÁUDIA BRITO
IMAGEM: REPRODUÇÃO