sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alfabetização do olhar: Pós-graduação em História da Arte Sacra


A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra. As aulas terão início no dia 21 de julho e serão realizadas aos sábados das 8h às 16h30.
O curso tem por objetivo criar um espaço de ensino e de pesquisa relativo à arte e à arquitetura religiosa brasileira e estrangeira, promovendo o crescimento intelectual da população interessada por temas voltados tanto à Igreja, como também por artes visuais e arquitetura. Poderão se inscrever os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
O programa da pós-graduação será ministrado em dois módulos: o primeiro, de 21 de julho a 22 de dezembro de 2012, e o segundo, de 2 de fevereiro a 6 de julho de 2013. A primeira parte da inscrição consiste no envio do formulário online, o que pode ser feito acessando-se o site www.faculdadesaobento.org.br . A Faculdade de São Bento entrará em contato para confirmar o recebimento da pré-inscrição e agendar uma entrevista com o coordenador do curso.
O coordenador do curso, o historiador de arte Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, mestre em História do Brasil e doutor em História Social pela UFRJ, fala aos leitores do Testemunho de Fé sobre o público a que se destina e a importância dessa pós-graduação.

Testemunho de Fé – A quem é destinado este curso?
Marcus Tadeu – Ele foi con­cebido para atender ao enorme contingente de profissionais de nível superior (Arquitetura, En­genharia, História, Direito, Le­tras, Matemática, Biologia etc.), que sempre desejou conhecer a arte mais detidamente, especial­mente a arte sacra, mas nunca teve tempo de aprender, por força das contingências da vida.

TF – Por que estudar a história da arte sacra?
Marcus Tadeu – Estudar a arte sacra é estudar uma linguagem que foi concebida há quase dois mil anos para dialogar com a espiritualidade das pessoas e não com a razão. É uma lingua­gem que trafega no terreno do artístico, mas que visa trans­cender ao mero deleite estético. Ela foi feita para penetrar na alma humana. O homem atu­al tem muitas tribulações do mundo e sente a necessidade de descobrir algo além do que as lojas podem oferecer-lhe. A ex­periência tem mostrado a mui­tas pessoas que apenas comprar uma coisa bonita na vitrina não as satisfaz mais. Elas querem descobrir uma outra forma de belo, que não tenha data de va­lidade. Um belo que atinja sua alma, que as enriqueça como seres humanos.

TF – Isto é possível num curso como este?
Marcus Tadeu – O curso oferece uma coisa fundamental ao aluno: a alfabetização do olhar. Apren­der a olhar a obra de arte é uma experiência extraordinária para quem a experimenta. É como aprender a ler. Você ganha uma capacidade tão fundamental, tão libertadora quanto aprender a de­cifrar a escrita. As coisas passam a fazer um sentido inédito ante o olhar iniciado na história da Arte Sacra. De repente, a igreja onde se assiste a missa passa a fazer senti­do estético. Ela revela seu estilo e o significado do seu programa ar­quitetônico. Os arcos, abóbadas, colunas, as formas arquitetônicas passam a dialogar com seu olhar, agora iniciado nesse mundo aonde poucos se aventuram. As pessoas começam a reconhecer o belo nas menores coisas de seu cotidiano – e não apenas nas coi­sas religiosas: edifícios da cidade, pinturas e esculturas de museus, monumentos.

TF – Que matérias serão estu­dadas neste curso?
Marcus Tadeu – Várias coisas. Em primeiro lugar, a história da Arte Sacra internacional, desde as manifestações primitivas da arte cristã até a arte do século 20. Esse estudo será feito em dois módu­los: o primeiro vai da chamada Arte Paleocristã até o Gótico; o segundo, do Renascimento até o século 20. Estudar-se-á também a história da Arte Sacra Brasileira, com ênfase na arquitetura, obras de talha, esculturas, pinturas. O aluno tomará contato com os fundamentos da liturgia para a compreensão do espaço sagrado, aprenderá a apreciar a música sacra, a reconhecer a iconografia dos santos através de seus atri­butos e ainda conhecerá o que pode ser feito para se proteger, conservar e restaurar obras de arte sagradas. Os professores são de primeiríssima linha!

DA REDAÇÃO
COLABORAÇÃO: MARCUS TADEU DANIEL RIBEIRO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA