quarta-feira, 18 de julho de 2012

Abertas as inscrições para a Feira Vocacional



Estão abertas, até o dia 31 de agosto de 2012, as inscrições para que congregações, movi­mentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas – o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.
A escolha dos inscritos obe­decerá como critério: presença ativa do candidato no Brasil, presença ativa em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Movimentos que não possuem reconhecimento em âmbito pontifício nem diocesa­no também podem se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonica­mente regularizadas.
Além dos estandes da Feira Vocacional, os arredores da Pra­ça General Tibúrcio, na Urca, abrigarão também uma praça de alimentação, um palco e quatro tendas para celebrações de missas. “Essas tendas poderão ser usadas pelos padres que não tiverem tido a oportunidade de celebrar a Eucaristia com seus grupos”, informou padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral. Ele também explicou que os palcos serão destinados a shows católi­cos e pregações.
No centro da praça, o projeto da Feira Vocacional prevê uma tenda de 300 metros quadrados para adoração ao Santíssimo. Além disso, 20 confessionários estarão à disposição dos sacer­dotes. A Feira Vocacional é uma iniciativa que, segundo padre Arnaldo, tem como objetivo “proporcionar ao jovem um en­contro com o Senhor, talvez em uma vocação mais específica”. Para padre Leonardo Lopes, res­ponsável direto pela organização da Feira, esse “é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jo­vens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles”.
As congregações, movimen­tos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever por e-mail feiravocacional@rio2013.com ou pela ficha de inscrição no site. A carta convite e o edital de parti­cipação também já estão dispo­níveis ali. “Junto com a equipe da Feira Vocacional, estamos à disposição para qualquer infor­mação”, disse padre Leonardo.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: DIVULGAÇÃO