sexta-feira, 22 de junho de 2012

Testemunho de Fé da próxima semana

Economia verde: Começar em casa

Vivemos estes dias, aqui na nossa cidade do Rio de Janeiro, a Rio+20. A preservação do planeta, da criação de Deus é um tema que envolve todos os seres humanos de boa vontade. O cristão olha a realidade ao seu redor com uma visão de fé. A criação tem a sua origem no amor de Deus. O livro do Gênesis inicia dizendo que Deus criou tudo. O mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participantes do seu ser, da sua sabedoria e da sua bondade. No vértice da criação, Deus colocou o homem e a mulher como aqueles que, em nome do próprio Deus, devem administrar a terra (Gn 1, 28). O Papa Bento XVI diz: “A harmonia descrita na Sagrada Escritura entre o Criador, a humanidade e a criação foi quebrada pelo pecado de Adão e Eva, do homem e da mulher, que pretenderam ocupar o lugar de Deus, recusando reconhecerem-se como suas criaturas. Em conseqüência, ficou deturpada também a tarefa de ‘dominar’ a terra, de a ‘cultivar e guardar’, e gerou-se um conflito entre eles e o resto da criação (cf. Gn 3, 17-19). O ser humano deixou-se dominar pelo egoísmo, perdendo o sentido do mandato de Deus e, no relacionamento com a criação, comportou-se como explorador pretendendo exercer um domínio absoluto sobre ela. Mas o verdadeiro significado do mandamento primordial de Deus, bem evidenciado no livro do Gênesis, não consistia em uma simples concessão de autoridade, mas antes em um apelo à responsabilidade”. O ponto de partida na salvaguarda da obra da criação.

DOM PAULO CEZAR COSTA
BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DO RIO

Caderno Especial Rio+20 e eventos paralelos:

Salvar a Criação: confira o artigo do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Paulo Cezar Costa, na íntegra.

Compromisso com a vida: confira o que aconteceu de 13 a 22 de junho  no Riocentro 

Um olhar sobre o projeto Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20

Santa Sé: o desenvolvimento sustentável deve ser centrado na pessoa humana: em entrevista ao jornal "Testemunho de Fé", o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, cônsul Dom Francis Chullikatt, destacou que a posição da Igreja, presente nas Nações Unidas como Santa Sé, estado soberano do Vaticano, não muda com a história, embora busque responder aos desafios próprios de cada época: a Igreja defende a vida e a dignidade do ser humano e, no atual contexto, a centralidade da pessoa humana no
desenvolvimento sustentável.

Missa na Catedral marca Cúpula dos Povos

A contribuição da Igreja para a Rio+20

Por um desenvolvimento que respeite a vida: leia o discurso proferido pelo legado pontifício na Rio+20, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, num evento paralelo à Rio+20 cujo tema foi "Agricultura e sociedades sustentáveis: Segurança alimentar, Terra e Solidariedade".

O gênio feminino, um artigo do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, sobre o valor da mulher na sociedade.

CNBB publica mensagem sobre a Rio+20

Religiões pelo desenvolvimento

Encontro inter-religioso na Cúpula dos Povos

O futuro da humanidade na perspectiva da Cáritas

Solidariedade com o Haiti

Globalização da solidariedade: entrevista exclusiva com com o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer sobre os principais posicionamentos defendidos pela Igreja Católica para um verdadeiro desenvolvimento sustentável da humanidade, em que a vida humana tem primazia.

E mais!

Alto comissário da ONU para Refugiados visita a arquidiocese

JMJ Rio2013

Uma Jornada por um mundo unido: saiba tudo sobre o evento que acontecerá no dia 8 de julho, no Centro Esportivo Miécimo da Silva

Treinos para o Bote Fé na Vida: confira como será realizada, no dia 22 de julho em todas as dioceses do Brasil, a corrida de rua "Bote Fé na Vida"

Vencendo distâncias para participar da JMJ Rio2013

Jovens de todo o país criam maneiras de juntar recursos para vir para a JMJ Rio2013