segunda-feira, 4 de junho de 2012

Padre Jan: Vida a serviço de Deus



No próximo dia 9 de junho, o padre Jan Sobieraj com­pletará 50 anos de sacer­dócio. Religioso da Sociedade de Cristo para os Emigrantes, ele foi ordenado em 1962, na Polônia, sua terra natal, na Catedral de Poznan.
A Missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Vigília de Pentecostes, dia 26 de maio, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Flamengo, para os fiéis de língua polonesa.
Presente pela primeira vez na paróquia, Dom Orani foi acolhido pelo jubilando e pela comunidade, com uma saudação especial. Em seguida, o pro­vincial da Sociedade de Cristo, padre Kazimierz Dlugosz, vindo especialmente de Curitiba (PR) para a celebração, apresentou o histórico de vida do padre Jan.
Entre os concelebrantes es­tavam o bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte e o vigário episcopal do Vica­riato Sul, padre Henrique Jorge Diegues.
Na homilia, o arcebispo des­tacou os dois aspectos que unem a comemoração do jubilando: a Solenidade de Pentecostes e do Mês de Nossa Senhora.
“Ao celebrar o seu jubileu, agradecemos a Deus pela sua vocação, vida religiosa e missão, tanto na Polônia quanto no Brasil e, ultimamente, no Rio de Janei­ro. Vemos e agradecemos a ação do Espírito Santo em sua vida, dom de Deus, que nos motiva a proclamar e testemunhar o Cristo Senhor”, disse o arcebispo.
Dom Orani também recor­dou que o padre Jan, assim como fez Maria, também deu seu ‘sim’ a Deus. Um sim generoso, que possibilita a ação de Deus, que faz maravilhas aos olhos do mundo.
“Foi Deus quem me esco­lheu e me chamou para essa vocação. Eu respondi ‘sim’, e tenho perseverado no chama­do. Enquanto Deus quiser vou trabalhar, dentro de minhas possibilidades. Apesar da idade bem avançada, me sinto um jo­vem da terceira idade”, destacou o jubilando.
Durante a celebração, Dom Orani destacou ainda o tra­balho pastoral realizado pela Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, criada no dia 15 de outubro de 1970 como paróquia pessoal para os fiéis de origem e descendência polonesa.
“É muito bom ver a vocação do Brasil com seus exemplos para o mundo, em questões de acolhimento e de frater­nidade. Diferente da Babel, a dispersão das línguas e do não entendimento, a diversidade de culturas é um dom que só pode ser compreendido com a ação do Espírito Santo em nós”, pontuou.
No final, padre Jan disse que foi uma alegria muito grande comemorar o jubileu de ouro com a presença de Dom Orani, Dom Antonio Augusto, dos padres e dos fiéis, que lotaram a igreja. Muito feliz, agradeceu a Deus pela sua vocação sacer­dotal.

HISTÓRIA DE VIDA
Padre Jan Sobieraj nasceu no dia 21 de marco de 1933, em Wytomysl, na Polônia. Em 1949 ingressou no seminário da Socie­dade de Cristo, em Ziebice, sendo ordenado sacerdote na Catedral de Poznan, no dia 9 de junho de 1962. Por quatro anos trabalhou em paróquias administradas pela sua congregação na Polônia.
Veio para o Brasil em 1966, trabalhando inicialmente em Gua­rani das Missões (RS). Transferido para Mendes, no Rio de Janeiro, exerceu a função de capelão do Colégio Marista e de pároco da Igreja de Santa Cruz.
No Estado do Paraná exerceu a função de pároco na Igreja do Senhor Bom Jesus, em Campo Largo (1974 a 1980), e pároco da Igreja de São Pedro e São Paulo, em Curitiba (1981 a 1991). Trabalhou por oito anos, a partir de 1992, na cidade de Virmond. Na Paróquia de Nossa Senhora de Monte Claro contribuiu para a construção de quatro novas capelas.
Na Província da Sociedade de Cristo exerceu a função de ecôno­mo, em 1971, e depois, em 1989 e 1995. De 1995 a 1997 fez curso de especialização na área de cultura e língua polonesa, na Universida­de Federal do Paraná, quando fez a monografia com o tema “Nossa Senhora de Monte Claro – Rainha da Polônia em Virmond”.
Em janeiro de 1999 assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Rio de Janei­ro, onde continua trabalhando até hoje como pároco. Pelo seu trabalho missionário no Brasil entre os imigrantes poloneses, foi condecorado algumas vezes pelo governo da Polônia.


RENATO FRANCISCO E CARLOS MOIOLI
FOTO: CARLOS MOIOLI