segunda-feira, 4 de junho de 2012

Arquidiocese prepara Solenidade de Corpus Christi



No dia 31 de maio foi iniciada a 86ª Semana Eu­carística da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no San­tuário de Adoração Perpé­tua, que fica na Igreja de Sant’Ana, no Centro. Até o dia 6 de junho, diversos grupos farão adoração a Cristo Eucarístico (con­fira no quadro a data e o horário de sua pastoral ou movimento), que este ano tem como tema “Discípu­los d’Aquele que nos amou primeiro”.
No dia 7 de junho, Solenidade de Corpus Christi, às 10h, acontecerá o encerramento da Semana Eucarística, com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na Igreja de Sant’Ana. Na parte da tarde, às 15h30, será realizado o Ofício de Vésperas, na Igreja Nossa Senhora da Candelária, seguido da Procissão de Corpus Christi pelas ruas do Centro, até a Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile. Ao longo do percurso haverá postos de arrecadação de alimentos, que serão doados a obras sociais vinculadas ao Vicariato para a Caridade Social.
Na Avenida Chile, a procissão passará pelos tradicionais tapetes de sal, confeccionados pelos fiéis de diferentes paró­quias, pastorais, movi­mentos e comunidades, em homenagem a Cristo Eucarístico. Segundo o coordenador de eventos de massa da arquidiocese, padre Renato Martins, é grande a expectativa das equipes.
“Percebemos já muito entusiasmo partindo das equipes, que já começa­ram a mobilizar as suas comunidades com relação às doações de sal grosso e de corantes para que pos­sam preparar os tapetes de Corpus Christi”, destacou.
Padre Renato também ressaltou que aqueles que querem participar da mon­tagem dos tapetes ainda podem se inscrever, ligando para o Vicariato da Comu­nicação, através do telefone 2292-3132 – ramal 322.

RENATO FRANCISCO
FOTO: MARCOS ARZAMENDIA



Confira a programação completa:

SEGUNDA-FEIRA – 4/6
20h - Hora Santa do Clero e Seminaristas, Clubes Vocacionais, OVS, Pastoral Vocacional e Serra Clube – Pregador: Dom Orani João

TERÇA-FEIRA – 5/6
17h - Hora Santa dos religiosos, dos Institutos de Vida Consagrada e Novas Comunidades – Pregador: Dom Roberto Lopes
20h - Hora Santa com os Movimentos Leigos – Pregador: Dom Antonio Augusto

QUARTA-FEIRA – 6/6
10h - Hora Santa com o Vicariato Episcopal para a Comunicação Social: Rádio Catedral, jornal “Testemunho de Fé”, Portal da Arquidiocese, WebTV Redentor, Pascom, artistas e outros – Pregador: Dom Orani João Tempesta
15h - Hora Santa dos Círculos Bíblicos e grupos de reflexão – Pregador: Dom Nelson Francelino
20h - Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social – Pregador: Cônego Manuel Manangão

QUINTA-FEIRA – 7/6
10h - Solene Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Igreja de Sant’Ana
15h30 - Ofício de Vésperas, na Igreja Nossa Senhora da Candelária

16h - Procissão de Corpus Christi, da Igreja da Candelária até a Catedral de São Sebastião