segunda-feira, 28 de maio de 2012

Semana Eucarística 2012



“Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro”. Este é o tema da 86ª Semana Eucarística da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que acontecerá de 31 de maio a 7 de junho, no Santuário de Adora­ção Perpétua, que fica na Igreja de Sant’Ana, no Centro.
Segundo o coordenador de Pastoral da Arquidiocese do Rio, monsenhor Joel Portella, este tema foi escolhido para a Semana Eucarística 2012 a partir do 11º Plano de Pastoral de Conjunto, que decretou que este ano, em preparação ao Ano da Fé, é o Ano do Discipulado na arquidiocese. Monsenhor Joel destacou que o tema faz refletir sobre ser discípu­lo missionário de Jesus Cristo, à luz do Documento de Aparecida.
“Este é o ano do discipulado de Jesus Cristo, Aquele que nos amou primeiro. Esta é a peculiaridade do cristianismo: o próprio Cristo diz ‘Nem todo que me diz Senhor, Senhor entra no Reino do Céu’, e ‘não foram vocês que me escolheram, mas fui Eu que vos escolhi’. Então, como disse o Papa no discurso inaugural da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida, a fé não nasce de uma adesão intelectual, mas é uma iniciativa do Senhor que vem até nós, ou seja, é uma resposta”, destacou.
Segundo o sacerdote, a Sema­na Eucarística tem duas dimen­sões: a primeira, exaltar e louvar a Jesus, presente no mistério da Eucaristia, e a segunda, levar os fiéis católicos do Rio de Janeiro a um compromisso de viver o mistério da Eucaristia e o revelar para o mundo, através da vivência da fé, do testemunho da caridade, do serviço, da fraternidade e da solidariedade que brotam dela. O ápice da Semana Eucarística acontece na Solenidade de Cor­pus Christi, que neste ano será no dia 7 de junho.
Ao longo dos dias, diversos grupos farão uma hora de adora­ção a Cristo Eucarístico (confira no quadro a data e o horário de sua pastoral ou movimento). A programação será aberta no dia 31, às 10h, com a Hora Santa junto às escolas católicas e públicas, que terá como pregador Dom Nelson Francelino. No Dia de Corpus Christi, encerramento da Semana Eucarística, será realizada missa solene, às 10h, presidida pelo ar­cebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e a tradicional Procis­são de Corpus Christi, às 16h.
Para monsenhor Joel, é im­portante a participação não só das pastorais como também de todos os católicos. “Mesmo que alguém não se sinta contemplado num grupo ou noutro, escolha um horário, vá e participe. Na Semana Eucarística é importante rezar, e rezar sempre, e também ouvir, conhecer o tema e partici­par”, pontuou.
O Vicariato para a Comunica­ção estará reunido em adoração ao Santíssimo Sacramento no dia 6 de junho, às 10h. O pregador será Dom Orani. Todos os pro­fissionais e agentes da Pastoral de Comunicação estão convidados.

RENATO FRANCISCO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA – 31/5
10h - Abertura da Semana Eucarística. Hora Santa com as escolas católicas e públicas – Pregador: Dom Nelson Francelino
20h - Hora Santa da Família – Pregador: Dom Luiz Henrique

SEXTA-FEIRA – 1/6
15h - Hora Santa com o Apostolado da Oração – Pregador: Dom Assis Lopes
20h - Hora Santa com a Renovação Carismática Católica – Pregador: Dom Nelson Francelino

SÁBADO – 2/6
10h - Hora Santa da Iniciação Cristã – Pregador: Dom Pedro Cunha
16h - Hora Santa da Juventude – Pregador: Dom Orani João Tempesta
20h - Assembleia Geral da Adoração Noturna – Pregador: padre José Laudares
21h - Hora Santa da Adoração Noturna – Pregador: padre José Laudares

DOMINGO – 3/6
11h30 - Hora Santa com os movimentos relativos à deficiência – Pregador: Dom Luiz Henrique
14h30 - Hora Santa com os ministérios e serviços ligados à Liturgia – Pregador: Dom Paulo Cesar
16h - Hora Santa da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento – Pregador: Padre José Laudares

SEGUNDA-FEIRA – 4/6
15h - Hora Santa com os movimentos marianos – Pregador: Dom Edson de Castro Homem
20h - Hora Santa do Clero e Seminaristas, Clubes Vocacionais, OVS, Pastoral Vocacional e Serra Clube – Pregador: Dom Orani João Tempesta

TERÇA-FEIRA – 5/6
17h - Hora Santa dos religiosos, dos Institutos de Vida Consagrada e Novas Comunidades – Pregador: Dom Roberto Lopes
20h - Hora Santa com os Movimentos Leigos – Pregador: Dom Antonio Augusto

QUARTA-FEIRA – 6/6
10h - Hora Santa com o Vicariato Episcopal para a Comunicação Social: Rádio Catedral, jornal “Testemunho de Fé”, Portal da Arquidiocese, WebTV Redentor, Pascom, artistas e outros – Pregador: Dom Orani João Tempesta
15h - Hora Santa dos Círculos Bíblicos e grupos de reflexão – Pre­gador: Dom Nelson Francelino
20h - Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social – Pregador: Cônego Manuel Manangão

QUINTA-FEIRA – 7/6
10h - Solene Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta
16h - Procissão de Corpus Christi, da Igreja da Candelária até a Catedral de São Sebastião