terça-feira, 22 de maio de 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos



Entre os dias 20 e 27 de maio, os cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos para cele­brar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Pessoas de várias nacionalida­des e culturas refletirão sobre a importância da unidade entre os cristãos.
O tema da SOUC 2012, reti­rado da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor 15, 51-58), é “Todos serão transforma­dos pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Com este tema, o evento pretende ser para os cris­tãos um convite a ultrapassarem as barreiras que os separam e juntos se transformarem pela vitória de Jesus Cristo.
No Rio de Janeiro, para ce­lebrar a SOUC, de 22 a 26 de maio, serão realizadas celebra­ções no Seminário de São José. De acordo com a programação oficial, confirmaram presença o reverendo Daniel Rangel, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, o pastor Mozart Noro­nha, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o arquimandrita Inácio Alsaygh, da Igreja Ortodoxa Antioquina, e o pastor Bené Gomes, do Mi­nistério Koinonya.
No dia 26 de maio, às 20h, acontecerá a Vigília Ecumênica de Pentecostes, uma noite de oração pela unidade dos cris­tãos, que será na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, que fica na Rua Hilário de Gouveia, 36. A Vigília será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempes­ta, e contará com a presença de líderes religiosos das igrejas participantes do Conselho Na­cional de Igrejas Cristãs no Rio de Janeiro (Conic-Rio).
Segundo o coordenador da Comissão pelo Ecumenismo e Diálogo Interreligioso da Ar­quidiocese do Rio, padre Fábio Luiz de Souza, é preciso, como diz o lema do episcopado de Dom Orani, “que todos sejam um”, cultivando e buscando essa unidade para poder, assim, dar ao mundo um testemunho do que Jesus Cristo anunciou: um único reino, um único rebanho em direção ao Pai.
“O Senhor Jesus realmente quer nos dar a vitória que ele conquistou para que nós, der­rubando qualquer barreira de separação, possamos dar um verdadeiro testemunho de uni­dade. Nosso Senhor não deseja separação, mas sim que cada um possa colaborar na caminhada para a unidade”, afirmou padre Fábio.
Padre Fábio ressaltou que é muito importante a participa­ção dos católicos na Semana de Oração pela Unidade dos Cris­tãos, e convida a todos para a Vi­gília Ecumênica de Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.
“Todos os irmãos estão con­vidados a ir à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana para participar desta grande vigília rezando ao Senhor, a fim de podermos, imbuídos da Sua vitória transformadora, tam­bém caminhar em direção à unidade, derrubando os muros de separação com relação aos nossos irmãos não católicos, e eliminando qualquer hostili­dade e preconceito”, destacou padre Fábio.

SEM ORAÇÃO NÃO HÁ UNIDADE
O secretário da Comissão Arquidiocesana pelo Ecumenis­mo e Diálogo Interreligioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia, lembrou que a base do ecumenismo é a oração, e, por isso, a realização dessa semana e da vigília é muito importante.
“Todos os papas enfatizaram que não se faz unidade entre os cristãos, não se faz ecumenismo, se antes nós não oramos juntos, pedindo a Deus para que possa nos dar forças para superarmos as nossas divisões. Então, pro­mover uma semana de oração pela unidade é de suma impor­tância”, frisou o diácono.
Ao longo de toda a SOUC 2012, também haverá diversas atividades em algumas pa­róquias na cidade do Rio. Na Comunidade Bom Pastor, que fica na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, de 18 a 26 maio haverá a Novena de Pentecostes. Além da novena, também serão realizadas vigílias nestes dias, exceto no dia 20, que serão con­duzidas por um líder religioso diferente a cada dia.
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima Rainha de Todos os Santos, que fica na Rua Adriano, 158, no Méier, no período de 21 a 25 de maio, às 20h, foram con­vidados líderes religiosos para ministrarem palestras aos fiéis.
Para informações sobre a SOUC 2012, acesse o blog: www.semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.

RENATO FRANCISCO
FOTO: ARQUIVO