segunda-feira, 14 de maio de 2012

Monsenhor Roque é nomeado bispo auxiliar do Rio



No dia 9 de maio, o Papa Bento XVI nomeou o cônego Roque Costa Souza, de 45 anos, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Santo Padre acolheu a solicitação do arcebispo Dom Orani João Tempesta de poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar. A partir da nomeação, cônego Roque recebe o título de monsenhor, até o dia de sua ordenação episcopal, que já está marcada: será no dia 23 de junho de 2012, um sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
“A data escolhida, às vésperas da Solenidade da Natividade de São João Batista, é uma homenagem, ‘um presente’, ao nosso arcebispo Dom Orani, que aniversaria nesse dia e será o principal consagrante”, declarou cônego Roque.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fez o anúncio à arquidiocese através da Rádio Ca­tedral. Na ocasião, compareceu ao estúdio da emissora acompanhado do monsenhor Roque e do bispo au­xiliar do Rio Dom Paulo Cezar Costa.
Com a nova nomeação, a Ar­quidiocese do Rio passa a ter sete bispos auxiliares ativos, o mesmo número dos vicariatos episcopais. É o quinto bispo auxiliar nomeado no governo episcopal de Dom Orani, iniciado em 19 de abril de 2009.
Em entrevista à Rádio Catedral, Dom Orani falou da sua alegria ao receber mais um irmão no ministé­rio episcopal, que possibilitará um melhor acompanhamento da ação pastoral da arquidiocese.
“Nós temos o projeto de cada vicariato ter um bispo auxiliar pró­prio para acompanhar os trabalhos pastorais, e agora com essa nova nomeação atingimos esse ideal. Além disso, o monsenhor Roque tem vários trabalhos na arquidio­cese, é carioca, conhece o Rio de Janeiro e nos dará um auxílio muito grande na missão importante que é levar adiante a evangelização desta cidade”, disse o arcebispo.
Até a nomeação, cônego Roque exercia na Arquidiocese do Rio, onde é incardinado, os ofícios de reitor do Seminário de São José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A nomeação do cônego Roque é a primeira a ser publicada no governo do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello. Nomeado no dia 10 de fevereiro de 2012, ele foi apresentado à Igreja do Brasil no dia 26 de abril, na cele­bração de encerramento da 50ª As­sembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada no Santuário, da Padroeira do Brasil, em Aparecida (SP).

CARLOS MOIOLI
FOTO: CARLOS MOIOLI