segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa na Arquidiocese do Rio



Com a celebração do Domingo de Ramos, tem início a Semana Santa, a maior de todas as semanas para os cristãos. Nela, os cristãos celebram a paixão, a morte e a ressurreição do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, Homem e Deus. Desta semana tão especial decorrem todas as outras celebrações da vida da fé na liturgia católica.
Nesta semana, a Igreja apresenta a liturgia como momento, por excelência, para a vivência da fé. A liturgia não é apenas o rito em que é celebrada e, de maneira alguma, um teatro acerca de coisas passadas. Na liturgia se atualiza o mistério celebrado. Ela transcende a própria existência do homem. Aquilo que é divino, inefável, entra na imanência humana, do tempo e espaço, de maneira maravilhosa e misteriosa.
"A maneira de viver a Semana Santa é vivenciar os sacramentos, celebrar de corpo e alma a liturgia sagrada. Experimentamos que somos frágeis e pecadores, por isso mesmo é que necessitamos de nos aproximar do Senhor, que espera a nossa presença pródiga na vivência de seus mistérios. Aproximar-se dos sacramentos é viver a graça de Deus, derramada abundantemente pela ‘aspersão do sangue do Cordeiro’. Fazer Páscoa, viver bem este tempo de graça é imperativo para quem segue Jesus, fazendo da própria vida a grande celebração ao Deus que nos criou e, chegado o ápice de sua revelação, nos redimiu em Cristo, Senhor Nosso", afirmou o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.


Programação oficial do Tríduo Pascal


Na Catedral de São Sebastião, no Centro, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá, na Quinta-Feira Santa, a Missa do Crisma (dos Santos Óleos), às 9h. Nesse mesmo dia, a Missa da Ceia do Senhor será celebrada, às 18h, na Igreja da Candelária por Dom Orani, e na Catedral por monsenhor Aroldo Ribeiro.
Na Sexta-Feira Santa, às 13h, haverá a Procissão do Encontro, com saída da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de Sant’Ana, na Praça Onze, em direção à Catedral de São Sebastião
Neste mesmo dia, a Liturgia da Paixão será presidida por Dom Orani, às 15h, na Catedral de São Sebastião, seguida da Procissão do Senhor Morto.
No Sábado Santo, Dom Orani presidirá a Vigília Pascal, às 20h, na Catedral de São Sebastião.
No Domingo de Páscoa, o arcebispo do Rio presidirá missa, às 10h, na igreja mãe da arquidiocese e, depois, no subsolo, participará de uma confraternização e almoço da população de rua.



Confira outras programações pela cidade:


TRÍDUO PASCAL

Igreja Santo Inácio
A Igreja Santo Inácio, na Rua São Clemente, 226, em Botafogo, já tem pronta a sua programação para o Tríduo Pascal. Na Quinta-Feira Santa, a cerimônia do Lava-Pés será às 19h. Na Sexta-Feira Santa, às 11h30, terá a Meditação das Sete Palavras; às 15h, a Liturgia da Palavra, e às 16h30, a Reconciliação. No Sábado Santo, 7 de abril, a Vigília Pascal ocorrerá às 19h.
Paróquia Nossa Senhora da Paz
As comemorações do Tríduo Pascal na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, começarão às 7h30, com a Oração da Manhã. A Missa da Ceia do Senhor, com a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e o Lava-Pés está marcada para 19h. Depois da cerimônia, o Santíssimo Sacramento estará exposto até 24h para adoração.
Na Sexta-Feira Santa, 6 de abril, continuará a adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h às 10h, e durante toda a manhã haverá sacerdotes para confissões. O Ofício da Paixão será às 15h, e às 19h sairá a Procissão do Encontro, na Praia de Ipanema, com a Paróquia da Ressurreição.
No Sábado Santo, a igreja será aberta de manhã para confissões, e a Vigília Pascal celebrada às 23h. No Domingo de Páscoa, as missas serão nos horários normais, inclusive a missa das 9h30 na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Morro do Cantagalo. A matriz fica na Rua Visconde de Pirajá, 339.
Paróquia da Ressurreição
A Paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, 99, em Copacabana, também já tem pronta a sua programação para o Tríduo Pascal.
Na Quinta-Feira Santa, 5 de abril, haverá confissões a partir das 16h. Às 19h30 será celebrada a Missa da Ceia do Senhor com o Lava-Pés, e depois o Santíssimo Sacramento ficará exposto na Capela do Santíssimo para adoração até as 22h.
A Sexta-Feira Santa começará com a adoração ao Santíssimo e a adoração das pastorais e movimentos, intercaladas com adoração em silêncio, das 7h às 14h. Às 15h terá início a Liturgia da Paixão. Às 18h, terá o Ofício das Trevas, e às 19h a Procissão do Encontro com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Praia de Ipanema.
A Vigília Pascal será no Sábado Santo, às 20h.
O Domingo de Páscoa começará com a Procissão da Ressurreição, percorrendo as ruas de Copacabana, às 8h. Por causa da procissão não haverá missa às 7h30, sendo que a primeira será celebrada logo após a chegada da procissão. E às 16h vai ter a Páscoa das crianças, com distribuição de chocolate para as crianças da catequese, perseverança e coroinhas.


PROCISSÃO DO ENCONTRO
Vicariato Urbano
As paróquias da Terceira Forania do Vicariato Urbano – Santa Caratina, Santa Rita, Sagrada Família e Santo Cristo – vão realizar a Procissão do Encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos na Quarta-Feira Santa, 4 de abril. Vai ser na Praça da Harmonia, na Saúde, às 19h. A pregação será feita pelo bispo auxiliar Dom Pedro Cunha.
Ipanema
Já virou uma tradição na Sexta-Feira Santa a Procissão do Encontro da Paróquia da Ressurreição, em Copacabana, e da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Cada comunidade sairá de sua igreja, às 19h, e percorrerá as ruas de seus respectivos bairros. O encontro das paróquias acontecerá na Praia de Ipanema, em frente à Rua Farme de Amoedo. A Paróquia da Ressurreição leva Nossa Senhora das Dores e a Paróquia Nossa Senhora da Paz a imagem do Senhor Morto.


VIA-SACRA
Tijuca
O Vicariato Norte fará no dia 2 de abril uma Via-Sacra na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. A primeira estação será em frente ao Supermercado Multimarket, e a última na Praça Saens Peña. Cada estação ficará a cargo de uma paróquia. A Via-Sacra começará às 19h.
Copacabana
A Paróquia Nossa Senhora de Copacabana realizará uma Via- Sacra pelas ruas do bairro, na quarta-feira, 4 de abril. A saída será na igreja Matriz, localizada à Rua Hilário de Gouveia, 36, em direção à Igreja São Benedito, na Ladeira dos Tabajaras, percorrendo as ruas Paula Freitas, Tonelero e Siqueira Campos. A saída está prevista para 20h30.


VIDA E PAIXÃO DE CRISTO
Durante o Tríduo Pascal, várias comunidades encenam a Paixão de Cristo. É o caso do grupo teatral Santa Cecília, que vai apresentar a peça "Vida e Paixão de Cristo", no dia 4 de abril, na Paróquia Santa Cecília e São Pio X, na Rua Álvaro Ramos, 385, em Botafogo. A encenação está marcada para 20h, com duração de 50 minutos. A entrada é franca.
No dia 6 de abril, Sexta-Feira da Paixão, às 19h, será realizada a peça Paixão de Cristo na Paróquia São Miguel Arcanjo, que fica na Rua Toriba, 145, em Colégio.

RETIRO DE SEMANA SANTA
Quem deseja fazer um retiro espiritual durante o Tríduo Pascal está convidado a participar do Retiro da Semana Santa da Comunidade Shalom, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de abril, na Catedral de São Sebastião.
Na sexta-feira e no sábado, o retiro será iniciado às 8h, e no domingo, às 10h, com a presença do padre João Paulo. A entrada é gratuita. A Catedral fica na Avenida Chile, 245, no Centro.


DA REDAÇÃO

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA