quarta-feira, 25 de abril de 2012

Blogueiros em missão permanente

O 2º Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio, o E+Blog 2, foi realizado no dia 14 de abril, no Edifício João Paulo II, na Glória, com o objetivo de partilhar as realidades vivenciadas e promover uma formação constante aos católicos que atuam na blogosfera.
Na abertura, o coordenador arquidiocesano da Pastoral daComunicação, padre Marcio Queiroz, refletiu sobre a Carta Apostólica “A Porta da Fé” (Porta Fidei). “Bento XVI nos chama a impor a nossa opinião. Se a gente silencia, passa-se a verdade do outro. Precisamos ser mais presentes, e possuir a agilidade de, ao ouvirmos, termos a reflexão já elaborada. A missão é comunicar a experiência da graça e a alegria de ter feito essa experiência, não tendo medo de assumir a sua fé”, afirmou o coordenador.
O integrante do setor cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, Gustavo Ribeiro, disse que os blogueiros devem estar atentos aos comentários que estão sendo divulgados nas redes sociais sobre a Jornada. “Vocês, como blogueiros, podem exprimir posicionamentos e opiniões, e é impressionante o impacto do que vocês vão produzir para o mundo inteiro”, frisou.
O vigário episcopal do Vicariato para a Comunicação Social (Vicom), cônego Marcos William Bernardo, ressaltou que a função dos blogueiros é extremamente importante na conjuntura atual brasileira, em que oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o aborto de anencéfalos.
“Cabe a cada pessoa proclamar a sua fé em Jesus Cristo e não permitir que eles tenham o poder de nos guiar do jeito que eles pensam. Não iremos ter o mundo em que impera a verdade enquanto não fizermos nada. Precisamos realizar uma grande corrente fazendo o Dia Nacional dos Cristãos, para mostrar que nós temos cara. Digamos: ‘quero ser blogueiro de Jesus’, de um Brasil melhor, que inclui as diversidades todas e respeita aquilo que o Filho de Deus veio fazer por nós: trazer a salvação”, proclamou.

Na parte da tarde, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, também refletiu sobre a questão do julgamento do STF, e disse que a ajuda dos blogueiros é fundamental.
“Um país que não respeita a vida é um país que tende a perder seus valores fundamentais. Vocês podem fazer muito para divulgar a verdade na blogosfera, para que as coisas sejam decididas com clareza. Vamos nos informar sobre o que está acontecendo, para que possamos dar opinião com firmeza, fazendo as mentalidades se abrirem um pouco mais. Não precisamos magoar ninguém, mas devemos trazer aquilo que é a verdade para construirmos um mundo mais justo e fraterno, sem tantas intolerâncias”, ressaltou Dom Orani.
O consultor na área de mídias sociais Paulo Moraes deu uma formação blogueira para os participantes, mostrando as técnicas de produção de conteúdo e de layout de blogs. No final, houve um momento de partilha, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e sugerir ações para os próximos encontros. Como meta mais importante, foi apontado um trabalho maior sobre a produção de conteúdo.
Quem quiser fazer parte do grupo de blogueiros católicos no Facebook é só clicar no link: https://www.facebook.com/EblogRio .

RENATO FRANCISCO
LEIA A ÍNTEGRA DA MATÉRIA NO PORTAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO
FOTO: LEONARDO SANTOS