quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana Santa 2012



Junto com a Igreja em todo o mundo, a Arquidiocese do Rio celebrará nas paróquias da cidade a Semana Santa, que introduz os fiéis no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, solenidade central do ano litúrgico e da fé cristã.
A preparação dos fiéis terá início no dia 1º de abril, Domingo de Ramos. Neste dia, o bispo auxiliar Dom Nelson Francelino Ferreira celebrará missa, às 9h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.
Também na Catedral, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá, na Quinta-Feira Santa, a Missa do Crisma (bênção dos santos óleos), às 9h. Nesse mesmo dia, a Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés) será celebrada, às 18h, na Igreja da Candelária por Dom Orani, e na Catedral por monsenhor Aroldo Ribeiro.
A Liturgia da Paixão, na Sexta-Feira Santa, será presidida por Dom Orani, às 15h, na Catedral de São Sebastião. O mesmo acontecerá na Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 20h.
No Domingo de Páscoa, o arcebispo do Rio presidirá a missa de Páscoa, às 10h, na igreja mãe da arquidiocese e, depois, no subsolo, participará de uma confraternização e almoço da população de rua.


Confira outras programações pela cidade:


TRÍDUO PASCAL


Igreja Santo Inácio

A Igreja Santo Inácio, na Rua São Clemente, 226, em Botafogo, já tem pronta a sua programação para o Tríduo Pascal. Na Quinta-Feira Santa, a Cerimônia dos Lava-Pés será às 19h. Na Sexta-Feira Santa, às 11h30, terá a Meditação das Sete Palavras; às 15h, a Liturgia da Palavra, e às 16h30, a Reconciliação. No Sábado Santo, 7 de abril, a Vigília Pascal será às 19h.

Paróquia Nossa Senhora da Paz

As comemorações do Tríduo Pascal na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, começarão às 7h30, com a Oração da Manhã. A Missa da Ceia do Senhor, com a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e o Lava-Pés está marcada para 19h. Depois da cerimônia, o Santíssimo Sacramento estará exposto até 24h para adoração. Na Sexta-Feira Santa, 6 de abril, continuará a adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h às 10h, e durante toda a manhã haverá sacerdotes para confissões. O Ofício da Paixão será às 15h, e às 19h terá a Procissão do Encontro, na Praia de Ipanema, com a Paróquia da Ressurreição. No Sábado Santo, a igreja será aberta de manhã para confissões, e a Vigília Pascal será celebrada às 23h. No Domingo de Páscoa, as missas serão nos horários normais, inclusive a missa das 9h30 na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Morro do Cantagalo. A matriz fica na Rua Visconde de Pirajá, 339.

Paróquia da Ressurreição

A Paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, 99, em Copacabana, também já tem pronta a sua programação para o Tríduo Pascal. Na Quinta-Feira Santa, 6 de abril, haverá confissões a partir das 16h. Às 19h30 será celebrada a Missa da Ceia do Senhor com o Lava-Pés, e depois o Santíssimo Sacramento ficará exposto na Capela do Santíssimo para adoração até as 22h. A Sexta-Feira Santa começará com a adoração ao Santíssimo pelas pastorais e movimentos, intercaladas com adoração em silêncio, das 7h às 14h. Às 15h terá início a Liturgia da Paixão, orações solenes, adoração à Santa Cruz e Comunhão. Às 18h, terá o Ofício das Trevas, e às 19h a Procissão do Encontro com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Praia de Ipanema, em frente à Rua Farme de Amoedo. A Vigília Pascal será no Sábado Santo, às 20h. O Domingo de Páscoa começará com a Procissão da Ressurreição, percorrendo as ruas de Copacabana, às 8h. Por causa da procissão não haverá missa às 7h30, sendo que a primeira será celebrada logo após a chegada da procissão. E às 16h vai ter a Páscoa das crianças, com distribuição de chocolate para as crianças da catequese, perseverança e coroinhas.

RETIRO DE SEMANA SANTA

O retiro espiritual da Semana Santa da Comunidade Shalom será nos dias 6, 7 e 8 de abril, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na sexta-feira e no sábado, o retiro será iniciado às 8h e no domingo, às 10h, com a presença do padre João Paulo. A entrada é gratuita. A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro fica na Avenida Chile, 245, no Centro.

VIA-SACRA


Tijuca
O Vicariato Norte está organizando para o dia 2 de abril uma Via-Sacra na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. A primeira estação será em frente ao Supermercado Multimarket, e a última na Praça Saens Peña. Cada estação ficará a cargo de uma paróquia. A Via-Sacra vai começar 19h.

Centro
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens está preparando uma Via-Sacra pelas ruas do centro da cidade, em plena hora do almoço. Vai ser na próxima segunda-feira, dia 26, às 12h, e o encerramento será dentro da igreja, com a bênção do Santíssimo Sacramento. O endereço é Rua da Alfândega, 54.


Taquara
Na preparação para a Semana Santa, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio de Lisboa, na Rua Bacairis, 390, na Taquara, realizará duas Vias-Sacras por semana. Às quartas-feiras, às 18h, ela acontece dentro da igreja, e às sextas-feiras, às 19h, ela percorre as ruas do bairro. Na próxima sexta-feira, dia 23, a concentração para a Via-Sacra vai ser no Condomínio Recanto do Tindiba, 1477.

Copacabana
No dia 4 de abril, às 20h30, sairá uma Via-Sacra da Igreja Nossa Senhora de Copacabana (Rua Hilário de Gouveia, 36) em direção à Igreja de São Benedito (Rua Euclides da Rocha, 386).

DA REDAÇÃO

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA