segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Já pensou em ser o autor do hino oficial da JMJ RIO2013?

"O Evangelho é a boa notícia. Tempo novo para todos os que têm sede de novidade, de sentido na vida. É o encontro verdadeiro com o próprio Cristo, que nos convida a levarmos esta experiência com Ele a todos os jovens que o Senhor amou e chamou por primeiro, tornando-os seus discípulos e missionários." (Introdução do edital para o Concurso Cultural para a escolha da letra do hino da Jornada Mundial da Juventude de 2013 na cidade do Rio de Janeiro).
O Brasil, especialmente a cidade do Rio de Janeiro, exulta com as grandes maravilhas que o Senhor têm proporcionado a toda esta nação. Sediar uma Jornada Mundial da Juventude é, antes de tudo, uma grande missão e uma bênção na vida de cada um e de toda a Igreja.
A característica principal da JMJ é o encontro do Santo Padre, o Papa Bento XVI, com jovens do mundo inteiro, e um dos sinais visíveis deste grande momento de evangelização é o hino. Por ele, juntamente com a logomarca, podemos dar um rosto à jornada, e identificar o lugar e o povo que a acolherá.
Foi pensando nisso que iniciamos em 30 de outubro, no Dia Nacional da Juventude que aconteceu na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, o concurso que vai escolher a letra do hino oficial da JMJ. Para conhecer o regulamento, basta entrar no site oficial: www. rio2013.com.
Uma pergunta, que eu creio passar pela cabeça de muitas pessoas, é sobre quem poderia participar deste concurso. A resposta é muito simples: todos! De qualquer lugar do mundo! De todos os cantos!
Mas é bom lembrar alguns requisitos importantes, além dos que já estão no edital do site oficial, para compor a letra que participará do concurso:
1) O compositor deve buscar uma intimidade com o Senhor, e estar aberto ao que Ele lhe falará ao coração;
2) Deixar que o Espírito Santo conduza este precioso momento livremente. Não devemos impor o nosso momento, pois Ele sopra onde e na hora que quiser. Por isso, a necessidade da oração para sermos dóceis a esta ação;
3) É importante buscar conhecer um pouco o que é a Jornada Mundial da Juventude. Uma dica: ouvir um pouco os hinos das jornadas passadas, que você baixa facilmente na internet;
4) Um item que também ajudará é pesquisar um pouco sobre a cidade-sede, o Rio de Janeiro. Observar suas belezas e curiosidades.
Já estamos recebendo inscrições de diversas partes do Brasil, e temos a certeza que o hino da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 terá o rosto e o espírito de nossos jovens, uma juventude alegre, fiel ao Cristo e totalmente cheia de vida, ou seja, os "jovens do Papa".
Esperamos pela sua canção! Participe!

ARNALDO RODRIGUES
SETOR PASTORAL – JMJ RIO2013
arnaldo@rio2013.com