segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jesus vem, a esperança renasce



No próximo domingo, dia 27 de novembro, um novo ano litúrgico vai começar. Assim como o dia 1º de janeiro é repleto de significados, o primeiro domingo do Advento deve gerar no coração dos cristãos uma nova esperança, um novo ânimo. Em Cristo tudo pode ser novo. É tempo de esquecer os acontecimentos do passado que geram sofrimento e abrir o coração para acolher o melhor que ainda está por vir.
Nos próximos quatro domingos, que antecedem o Natal, meditaremos sobre a vinda de Cristo ao mundo. É preciso aproveitara oportunidade desse tempo de preparação para o Natal e d e i xa r que "a luz do mundo ilumine as trevas" (Is 9, 1). Buscar o essencial e tirar do coração tudo o que ocupa o espaço de Deus em nossa vida e impede que Jesus reine.
Mesmo que, durante todo esse ano que termina, as preocupações exageradas tenham dificultado a sua vida de oração e intimidade com Deus, há uma nova chance de recomeçar e reescrever o futuro. "Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora dez vezes mais zelo em procurá-lo" (Br 4,28).
Inicie a sua preparação hoje, para que no dia 25 de dezembro a alegria do nascimento do Menino Jesus possa transbordar do seu coração. Peça ao Espírito Santo para orientar a sua vida e seja dócil a voz de Deus que gera paz. Não adie a sua conversão, busque acertar o alvo, para realizar a missão confiada pelo Senhor para a sua vida. O seu coração, verdadeiramente entregue, é o presente de aniversário que Jesus deseja.


A BÊNÇÃO DO MENINO JESUS


"O que amar a Deus, ame também a seu irmão" (I Jo 4,21). Dentro da espiritualidade própria do Advento, as ações de caridade com os irmãos são meios de santificação que revelam a misericórdia de Deus ao mundo. Um relacionamento saudável com Deus gera, consequentemente, a fraternidade. Dessa forma, após experimentar o amor de Cristo, naturalmente o cristão precisa revelar esse mesmo amor aos outros através de atitudes concretas.
No livro, "Advento e Natal – como celebrar", os sacerdotes da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, padre Antônio Lúcio da Silva Lima e padre Luiz Miguel Duarte, ensinam inúmeras maneiras de levar a celebração do Natal para fora da Igreja. O livro, da Editora Paulus, tem sugestões práticas que buscam envolver a comunidade nas atividades natalinas em casas de idosos, hospitais etc.
"Nós quisemos passar para os fiéis a essência do Advento e do Natal. Uma das propostas é a bênção de casas comerciais, que eu chamo da bênção do Menino Jesus, onde o padre leva uma mensagem de esperança e concede a bênção com a imagem do Menino Jesus", disse padre Luiz Miguel.
Entre as propostas, o livro também sugere levar crianças para cantar canções natalinas para idosos, de forma a oferecer mensagens de conforto e consolação. E também reunir grupos de jovens para visitar os enfermos, através de apresentações de esquetes de Natal. "É a oportunidade de levar a alegria da presença do Menino Jesus para as pessoas carentes que não têm condição de ir à Igreja", afirmou.



CLÁUDIA BRITO