segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Acolhida ecumênica do Advento no Cristo Redentor

Na próxima sexta-feira, 25 de novembro, às 10h, acontecerá a Celebração Ecumênica de Acolhida do Advento, aos pés do Cristo Redentor. Organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (Conic-RJ), o encontro será um momento de comunhão de tradições cristãs.
"O objetivo é que as Igrejas possam testemunhar que, apesar das diferenças que existem, podem caminhar juntas na construção de um novo tempo, de uma consciência cristã e cidadã mais ampla", ressaltou Dom Filadelfo Oliveira, bispo anglicano e ex-presidente do Conic.
Com muita música e oração, a celebração receberá o Advento, início do calendário cristão e tempo de preparação para o nascimento do Menino Jesus. Para padre Fábio Luiz de Souza, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, esse tempo de "espera do Senhor" é muito importante, sobretudo no cotidiano atual. "Todos nós vivemos a expectativa para a vinda do Senhor para a nossa sociedade, para a nossa família, e é importante celebrarmos o início do Advento para prepararmos a chegada do Príncipe da Paz", explicou.
Segundo o reverendo Sérgio Duarte, da Igreja Cristã de Ipanema e vice-presidente do Conic, o Cristo Redentor foi escolhido para a realização da celebração porque é um local de congregação dos cristãos. "O Cristo é um monumento marco da cidade do Rio de Janeiro. Quando você o escolhe, você pensa em centralizar num local de celebração característico do Rio de Janeiro, porque ele é um monumento aceito por todas as denominações", explicou o reverendo.
Os interessados em participar devem enviar um email para eclesiarte@gmail.com, a fim de se inscreverem. No email, devem informar o nome, o número da identidade e a Igreja a qual pertencem.

RENATO FRANCISCO
FOTO: LEANNA SCAL