sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha atrai multidão ao Santuário

Fé, alegria e oração. Estes foram os principais sentimentos das milhares de pessoas que estiveram no dia 30 de outubro para o encerramento da 376ª Festa de Nossa Senhora da Penha. Muitos com cartazes e roupas brancas presenciaram que a tão sonhada paz na Penha já é uma realidade.
A programação começou às 15h com procissão pelas ruas no entorno do Santuário, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, com a presença da Banda Marcial e do Pelotão de Bandeiras do Colégio Nossa Senhora da Penha.
No trajeto as pessoas nas sacadas dos prédios e nas calçadas acenaram e se emocionaram com as imagens de Nossa Senhora da Penha e do Sagrado Coração de Jesus, conduzidas no andor. Em seguida Dom Orani celebrou a Santa Missa campal na Concha Acústica, que foi concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Serafim Fernandes, e por diversos sacerdotes da Arquidiocese do Rio.
Na homilia, Dom Orani disse que a festa de Nossa Senhora da Penha é um tempo de reavivamento.
"Ao chegarmos ao final de uma celebração, imaginamos o término de um trabalho, dos festejos. Na realidade é um momento de restauração, de retomada, para, com o coração mais exultante, continuarmos a nossa missão. Assim teremos mais ânimo para entender e ouvir a Palavra do Senhor e celebrar com alegria a sua presença no meio de nós."
O arcebispo também enfatizou a importância da Virgem Maria na vida dos cristãos. "O fundamento de venerarmos e amarmos a Maria é Jesus. Quem Nossa Senhora da Penha nos apresenta em seus braços? É Jesus. Maria nos conduz a Cristo, para que nós também anunciemos Jesus como Senhor e Salvador. Essa é a missão de Maria, da Igreja e nossa".
No final da ref lexão Dom Orani lembrou que o Santuário de Nossa Senhora da Penha é um marco da cidade do Rio de Janeiro. "Este Santuário no alto do monte é visto de muitos lugares. Aqui queremos pedir a Deus e a Nossa Senhora que nos salve das serpentes e de todo o mal e nos faça viver essa vida de homens novos e construtores deste mundo novo e que Nossa Senhora da Penha rogue por todos nós".
Após a bênção final teve lugar a tradicional coroação da imagem da padroeira, realizada pelos alunos do Colégio Nossa Senhora da Penha.
Antes da bênção final, o padre Serafim Fernandes agradeceu a todos os que participaram da festa e também a Dom Orani, "pelo cuidado de pai e pastor que nunca abandona o seu rebanho e nem os seus padres".
E já era noite quando o cantor Jerry Adriani interpretou músicas da "Jovem Guarda", seguida de uma queima de fogos que encerrou os festejos de Nossa Senhora da Penha.

BRUNO OLIVEIRA

FOTO: BRUNO OLIVEIRA