sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chamados a servir

No dia 15 de outubro, acontecerá a ordenação de 14 novos diáconos permanentes. A missa, que será presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, terá início às 8h30, na Catedral Metropolitana, e será transmitida pela Rádio Catedral (106,7), pela WebTV Redentor e pela Redevida. O tema da turma “Santa Teresinha do Menino Jesus” será “Pela caridade colocai-vos a serviço uns dos outros” (Gálatas 5,13).
A vocação ao diaconato permanente é despertada, muitas vezes, através de um convite do padre ou pela observação do testemunho de outros diáconos. “Cada um tem uma história, eu me coloquei a serviço. Pesquisei e li bastante sobre a vida dos diáconos permanentes, que são homens casados inseridos na comunidade. Percebi a necessidade da Igreja e fiz o discernimento com o sacerdote da minha paróquia”, afirmou o futuro diácono permanente Alexandre Lopes, que é representante da turma.
Na liturgia eucarística o diácono tem diversas funções, entre elas a proclamação do Santo Evangelho e o serviço ao altar. O diácono também preside batizados e casamentos e deve, principalmente realizar serviços de caridade, como visitas aos enfermos.
A formação, que dura cinco anos, acontece aos sábados. E, no primeiro ano, no Propedêutico, o candidato é acompanhado pela esposa. “O incentivo da esposa é essencial, porque precisamos conciliar a vida pastoral, familiar e profissional. A esposa precisa autorizar e apoiar a vocação do marido”, disse.
O caminho de formação dos futuros diáconos permanentes nem sempre foi fácil, mas, segundo Alexandre, a união da turma foi fundamental para a superação das dificuldades. “Os estágios nas paróquias e hospitais foram momentos muito especiais. Precisamos servir e dinamizar a Igreja, sendo “sal da terra e luz do mundo”. Amparando os pobres e projetando a Igreja para fora, para a evangelização”, afirmou Alexandre.

Cláudia Brito



Foto: divulgação