terça-feira, 20 de setembro de 2011
Liminar garante transmissão da "Santa Missa" na TV Brasil
A assessoria jurídica da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sob os cuidados da advogada Claudine Milione Dutra, conseguiu hoje, 20 de setembro, uma liminar junto à Justiça Federal em Brasília, para manter no ar a transmissão do programa "Santa Missa" na TV Brasil (extinta TVE). No domingo, dia 18 de setembro, foi feita o que seria a transmissão final da Santa Missa, no ar desde 1989.
A argumentação apresentada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estatal que opera a emissora, afirmava a necessidade de uma programação religiosa plural. O texto, aprovado no último dia 22 de março de 2011, conforme a Secretaria Executiva do Conselho Curador da emissora, pretendia retirar do ar dois programas católicos, "Santa Missa" e "Palavras de Vida" (no ar desde 1975), e o programa evangélico "Reencontro" (exibido desde 1972).
Para o diretor dos programas católicos da Arquidiocese do Rio, Padre Dionel Amaral, a decisão da justiça foi "uma vitória de Deus. Desde julho de 2010, quando foi levantada a questão, o primeiro apelo nosso foi a Deus e também a Nossa Senhora de Nazaré", disse.
Padre Dionel lembrou que desde então tem pedido aos fiéis que assistem a Santa Missa para que rezem nessa intenção. "Ano passado, por ocasião da primeira visita de Nossa Senhora de Nazaré, durante o Círio no Rio, falei que a 'Santa Missa' estaria aberta para recebê-la no ano seguinte (e isso aconteceu no dia 4 de setembro). Se Deus quiser, ano que vem, novamente será possível receber a visita do Círio na celebração", afirmou.
A transmissão da celebração eucarística permite que pessoas impossibilitadas, seja por problemas de saúde, dificuldades de locomoção ou acesso, ou ainda privadas de liberdade, participem da missa aos domingos.
Carlos Moioli
Renata Rodrigues
Foto: Vicariato Urbano