terça-feira, 20 de setembro de 2011

JMJ 2013: A juventude do Brasil abraça a Cruz




Sob o sol forte em um domingo, dia 18 de setembro, mais de 100 mil jovens sustentaram em seus ombros, mesmo sem chegar a tocá-la, a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), durante o Bote Fé, que aconteceu no Campo de Marte, em São Paulo.
Foi um dia que marcou os corações de todos os presentes e daqueles que puderam acompanhar através dos meios de comunicação a chegada dos símbolos da JMJ.
O ápice dessa grande festa, que começou às 9h, foi a Celebração Eucarística. Além da Cruz, os jovens acolheram o Ícone de Nossa Senhora na missa, presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, pelo presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno e pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com os demais bispos e sacerdotes presentes.
“Caríssimos jovens, o tema da próxima jornada é na verdade uma convocação”, disse Dom Damasceno ao lembrar o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para 2013 – “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
“Sintam-se todos convocados e comprometidos. A Cruz é sinal do compromisso em seguir Jesus. Sem ela, não há ressurreição. E Maria é modelo perfeito da discípula missionária. A Igreja conta com vocês”, afirmou.O núncio apostólico, Dom Lorenzo, recordou que, na Cruz, é o próprio Cristo que passa e que Ele nos chama à fidelidade e à missão.
Na homilia, Dom Odilo disse aos jovens: "Acolhamos, pois, em todas as partes do Brasil, esta Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, como se fosse a visita do próprio Jesus e de Sua Mãe.”
E ao concluir, o cardeal ressaltou: "O Brasil está recebendo um carinho muito especial de Deus com este período de preparação para a JMJ-2013. Que seja um tempo de encontros marcantes com Cristo e de descoberta da herança apostólica, guardada, vivida e transmitida pela Igreja de geração em geração e que, hoje, vai passando às mãos de vocês, caríssimos jovens. Bem-vindo a nós, Jesus Cristo Missionário. Bem-vinda a nós, Nossa Senhora da Visitação. Os jovens do Brasil os acolhem de braços abertos", afirmou.


Renata Rodrigues