terça-feira, 20 de setembro de 2011

1º Encontro de Blogueiros Católicos reflete fé na web

A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou, no último sábado, dia 17 de setembro, o E+Blog – o 1º Encontro de Blogueiros Católicos, no Edifício João Paulo II, na Glória.
O encontro, voltado para a blogosfera, reuniu cerca de 80 pessoas para a reflexão sobre como dar testemunho cristão em ambiente virtual. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o vigário episcopal para a Comunicação Social, cônego Marcos William Bernardo, participaram do evento.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Márcio Queiroz, fez a abertura do encontro, recordando aos presentes o valor da comunhão com Deus e os irmãos.
“É muito importante estar inserido no corpo, que é a Igreja. (...) Ninguém está sozinho: a Igreja caminha junto e também se importa com vocês”, disse aos blogueiros.
A jornalista e assistente social Sílvia Helena Gonzaga refletiu sobre “Vida e missão do leigo no mundo de hoje”. O beato João Paulo II foi apresentado como exemplo concreto de evangelizador, que usou de todos os meios da expressão humana para o anúncio do Reino de Deus.
O tema “Liberdade, responsabilidade e clareza católica na comunicação” foi abordado pela jornalista Nice Affonso. “O blogueiro católico não pode acreditar numa coisa e se posicionar publicamente, pela rede, de uma forma diferente. Isso é uma incoerência. O cristão não deve fugir dos valores cristãos, porque é comunicador da verdade. Não de qualquer verdade, mas da verdade por excelência, da Boa Nova”, afirmou.
O arcebispo do Rio esteve entre os blogueiros para deixar a sua mensagem e abençoá-los: “Queremos utilizar os dons que temos para construir um mundo mais justo, mais fraterno. (...) Precisamos participar dessa nova cultura que a tecnologia vai fazendo nascer e ter responsabilidade. Nós não podemos nos omitir”, exortou Dom Orani.
O cônego Marcos William lembrou a importância da missão de cada blogueiro: “As ferramentas que vocês têm nas mãos podem fazer com que o homem acredite na vida, no próprio homem e em Deus.”
A historiadora Flor Marta deu dicas para melhor trabalhar na blogosfera, indicando o caminho de sempre pensar o blog como serviço, utilizando a valorização da vida cotidiana para o conteúdo apresentado.
Encerrando a manhã, os veículos de comunicação oficiais da arquidiocese foram apresentados por meio dos testemunhos de alguns dos profissionais que neles atuam. A ideia foi apresentar o trabalho da imprensa da arquidiocese como fonte confiável de informação e formação para os blogueiros católicos.
A jornalista Leanna Scal e Nestor Rangel, impossibilitados de comparecer ao evento, deixaram um vídeo gravado sobre suas experiências pessoais e também sobre a missão da Web TV Redentor. A jornalista Marcylene Capper contou sua experiência profissional na Rádio Catedral. O jornal “Testemunho de Fé” foi apresentado pela jornalista Andréia Gripp, e a jornalista Nice Affonso falou sobre o trabalho desenvolvido no Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Na parte da tarde, houve um painel de discussão para o tema “Blogueiro católico: desafios e testemunho”.

Nice Affonso, com colaboração de Victor Gonzalez

Foto: Arquivo PASCOM Arq-Rio

Publicado na íntegra no site da Arquidiocese em 19/9/2011