quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Testemunho de Fé chega a Madri


Depois de mais de 24h para deixar o país, chegar a Espanha e finalmente receber meu "kit peregrino", não pude deixar de pensar como é perfeito o tema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude – "Firmes na fé, enraizados em Cristo".
Uma jornada não começa na data oficial. Ela tem início quando é sonhada no coração de Deus e este sonho vai ao encontro ao de tantos jovens.
Pode parecer um passeio, mas vai além do turismo ou de uma forma de conhecer novos lugares. A partir do momento em que alguém se predispõe a participar de um evento como esse assume seus benefícios e suas consequências.
Uma jornada é formada de risos, de alegrias, de juventude. Mas é firmada em sacrifícios, lágrimas e oração. Poucos jovens conseguem passar indiferentes a isso.
Nos meses que antecedem a JMJ foram rifas, eventos, arrecadação em família, e todo o possível para arrumar fundos para participar. Juntam-se a essa preocupação as inseguranças, os medos de estar fora da sua comunidade, longe da família. Aquilo que todo mundo sente, mas nem sempre fala.
Mas a jornada é também um crescente de unidade, novas amizades, momentos de partilha, trocas de experiências, tudo com um objetivo comum. É uma convocação, um chamado a dar testemunho, uma missão animada pelo sopro do Espírito que faz tudo novo.
E contra toda a lógica humana, apesar das condições financeiras, para confundir o mundo, os jovens vieram e são mais de um milhão.
Primeiro dia da Jornada e pode-se ouvir pelos cantos de Madri uma resposta: Jesus, eis-me aqui!

Renata Rodrigues
Correspondente especial em Madri pelo Testemunho de Fé