quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bispos e padres do Rio destacam o sucesso da Jornada da Juventude


Diversos sacerdotes do Rio de Janeiro destacaram a alegria de ver cerca de 15 mil jovens brasileiros participando da Jornada Mundial da Juventude, a maior delegação presente em Madri, e, segundo o arcebispo Dom Orani João Tempesta, a maior delegação que o Brasil já enviou a uma Jornada Mundial da Juventude, desde a primeira, em Roma. De acordo com Sidney Timbó, que faz parte da comissão arquidiocesana que preparou a vinda dos jovens do Rio para a Jornada Mundial da Juventude, só da arquidiocese são cerca de mil jovens.
Mas para o monsenhor Joel Amado, coordenador do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese do Rio, esse número de cariocas presentes pode aumentar, pois a cada dia ele recebe notícias de mais peregrinos chegando a Madri. Monsenhor Joel fala da importância de ver os jovens participando da jornada e também ver de perto como é feita a organização. Sobre os jovens presentes em Madri, ele tranquiliza os familiares, pois até o momento não houve nenhuma ocorrência grave. “Apenas soubemos de jovens de países frios que estão sofrendo problemas com o forte calor que está fazendo na cidade.”
Monsenhor Joel Amado refletiu alguns pontos destacados pelo arcebispo de Madri, cardeal Dom Antonio Maria Rouco Varela, na missa de abertura da JMJ, no dia 16. “Ele lembrou a importância do desafio da nova evangelização olhando o passado da Espanha, que o país é multicultural em sua história. O cardeal falou que a fé teve grande importância na cultura do país, e que isso não pode ser deixado de lado.”
Além dos sacerdotes brasileiros e portugueses que estavam na Igreja São Sebastião, no primeiro dia catequese feita por Dom Orani, também estavam os bispos auxiliares do Rio de Janeiro Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa.
Responsável pelo Setor da Juventude da Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto abordou a importância da troca de experiências dos jovens de todo o mundo nesses encontros.
Para o padre Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, padre Jorjão, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que já participa das Jornadas Mundiais da Juventude desde 2000, em Roma, o que mais está lhe impressionando é a quantidade de jovens brasileiros em Madri. “Nunca vi tanto brasileiro quanto este ano. O povo do Brasil acolheu o pedido dos bispos e dos padres.”
Se padre Jorjão participa da sua quinta Jornada Mundial da Juventude, padre Jeferson Gonçalves participa de sua primeira, e está vendo de perto essa congregação de jovens de todo o mundo. “É uma experiência incrível que estou vivendo”. Outro ponto que padre Jeferson destaca é que a jornada não é apenas a visita de um Papa em um país. “Estudar e conhecer a Jornada Mundial da Juventude é uma coisa, mas vivenciar é outra completamente diferente”. Segundo padre Jeferson, não há como explicar o que está acontecendo em Madri. Ele diz que Madri, hoje, tem uma cara católica juvenil. Sobre a possibilidade da próxima jornada ser no Rio, padre Jeferson considera um sonho, lembrando que o Brasil é o pais com maior número de católicos no mundo. “Só pensar nisso é uma grande alegria, é um desafio, pois requer uma mega-estrutura, mas se isso acontecer iremos ir junto ao tema da jornada deste ano: reunidos na fé.
Quem também participa da jornada é o padre Kleper Magalhães da Silva Porto Freitas, diretor administrativo e financeiro da Rádio Catedral. “É importante também ver presentes em Madri os veículos de comunicação da arquidiocese, que podem levar ao povo do Rio de Janeiro, principalmente aos jovens, as informações dessa corrente de fé que está acontecendo em Madri”.
Para Dom Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar do Rio, a jornada mostra a parte jovem e bonita da Igreja, que precisa cada vez mais ser mostrada. “Quando nós temos esses jovens andando pelas ruas demonstrando sua fé, cantando músicas religiosas, isso precisa cada vez mais ser mostrado”. Dom Paulo Cezar lembra que isso são a vitalidade e juventude da Igreja. “É isso que o Papa Bento XVI vai destacar em seus pronunciamentos em Madri. Ele vai trazer uma mensagem de fé e esperança para a juventude, que deve ser vivido em sua intensidade. Ele irá falar de valores para a juventude em sua existência.”
Dom Paulo resumiu em uma frase todo o pensamento da Igreja do mundo inteiro em Madri: “Os jovens vão levar para seus países o maior dom que Deus nos deu, que é Cristo.

Leia mais matérias da JMJ no Portal da Arquidiocese: www.arquidiocese.org.br

E acompanhe as reportagens especiais da WebTv Redentor: www.redentor.tv.br

Carlos Eduardo Bittencourt
Correspondente de Madri pela Rádio Catedral

Foto: Carlos Moioli