segunda-feira, 18 de julho de 2011

Segundo dia de Muticom destaca a presença da Igreja Católica nas mídias

Na abertura das atividades do segundo dia do Muticom, o Diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, falou sobre a presença da Igreja Católica na Mídia. Erlanger ressaltou a necessidade de a Igreja trabalhar mais em rede para projetar as suas ações. “Imagem não é algo que você queira transmitir, é como você é percebido. Fui às mídias ver como a Igreja católica é percebida”, explicou.
Erlanger também falou sobre a importância de definir sempre quais são os conceitos e valores que queremos comunicar. Ele deu como exemplo a Rede Globo que, há oito anos, repercute uma frase que comunica os seus valores aos telespectadores. O slogan “Globo, a gente se vê por aqui” parte de três conceitos principais: a TV é janela onde as pessoas assistem algo, é espelho onde elas se vêem refletidas e é ponto de encontro, mesmo que essas pessoas não estejam reunidas em volta dela.

Como segundo conferencista do painel Concepção, filosofia, estruturas e modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem da Igreja na mídia, Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, destacou que a missão da igreja é sempre acomunicação, mas nem tudo que deve ser publicado nos meios, pois o anúncio de Cristo e da verdade é o que realmente importa.
Segundo Celli o tema deste primeiro painel é bem amplo e aborda assuntos que vão do mais genérico ao mais específico da Igreja. Neste âmbito o elemento comunhão é essencial para a comunicação na igreja, pois o que é anunciado não é uma ideologia, mas a pessoa a qual a experiência foi vista. É algo que foi recebido da tradição apostólica. “Não é uma teoria ou código ético e sim o Deus vivo aqui hoje e agora”, diz o bispo.

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