terça-feira, 19 de julho de 2011

"Ciência é forma de conhecimento cristalizada no universal; a arte, no particular e jornalismo no singular", afirma Marcelo Canellas no Muticom

O terceiro dia de Muticom começou com um painel pela manhã, cujo tema foi “Documentário, vida cotidiana e ficção” e contou com a presença do jornalista Marcelo Canellas. Ele disse que o jornalismo e a ficção são dois mundos diferentes “porque tratam a realidade de modo diferente”. Para definir o jornalismo, ele recorreu a Adelmo Genro Filho. “Jornalismo é uma forma especifica de conhecimento da realidade objetiva”, disse. Baseado no mesmo autor, fez a distinção entre ciência, arte e jornalismo. Para ele, ciência é forma de conhecimento cristalizada no universal; a arte, no particular e jornalismo no singular.

O diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, substituiu o cineasta Cacá Diegues, esperado para o painel e que teve sua ausência justificada. Ele destacou a importância de cada pessoa no processo de comunicação. “Cada ação nossa não é inútil par o outro; ela tem sentido para o mundo e isso é importante para começar a pensar no processo da comunicação e pensar o que é realidade e o que é ficção”, disse.

Acompanhe todas as notícias do Muticom no Facebook e no Twitter no jornal Testemunho de Fé.