terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seminaristas recebem Ministério de Leitor


O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, conferiu a 14 seminaristas o Ministério de Leitor. A celebração do Leitorato aconteceu na Igreja São Marcos, na Barra da Tijuca, no dia 29 de agosto. Receberam esse ministério os seminaristas Adriano José Gomes Divino, Antônio Augusto da Silva Bezerra, Fábio Santos de Mello, Jorge dos Santos Carreira, Jorge Luiz Vieira da Silva, Julio Cesar da Silva Santos, Leandro da Silva Moreira, Márcio Ferreira dos Santos, Michel de Souza Bernardo, Renan Féres Ferreira, Rodrigo de Oliveira Dias, Sidnei Guimarães Correia Junior, Thiago Andrade Fernandes e Thiago Azevedo Pereira.
Segundo a tradição da Igreja, a partir dessa cerimônia, os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a liturgia. Eles se tornam, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. É um ministério especial dentro do povo de Deus, essencial na comunidade eclesial para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. É um ministério próprio dos leigos e uma das etapas obrigatórias para a formação daqueles que um dia serão ordenados Diáconos ou Presbíteros.
Na instituição desse ministério, o Bispo entrega ao instituído o livro sagrado, dizendo: "Recebe o livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração dos homens."