No dia 10 de abril, nove seminaristas do Seminário São José receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem e foram ordenados Diáconos transitórios pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Na Catedral de São Sebastião, diante de toda a Igreja, eles se comprometeram com a missão de anunciar o Ressuscitado.
O Diácono serve ao povo de Deus na Liturgia, na Palavra e na caridade, em comunhão com o Bispo e seu presbitério. A ele cabe assistir ao Bispo e aos Padres na celebração dos divinos mistérios, proclamar e pregar o Evangelho nas assembleias litúrgicas, instruir e exortar o povo, presidir o culto e as orações dos fiéis, administrar solenemente o batismo, distribuir a comunhão, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja, administrar os sacramentais, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.
Firmes na fé e no serviço
Durante a homilia, Dom Orani lembrou aos presentes sobre a importância de permanecer firme na fé, seguir anunciando o Evangelho e fazendo o bem. E convidou de forma particular aos Diáconos a perceberem o valor de terem encontrado com o Ressuscitado para a missão a qual foram chamados. “É a experiência de Jesus Cristo que faz com que as coisas sejam diferentes. Não é uma carreira a ser conseguida no futuro, não é uma projeção que nós estamos almejando, não é sermos conhecidos nisso ou naquilo. Mas sim termos encontrado com Cristo é que faz a diferença. [...] O importante é que nós continuemos fiéis a quem nós encontramos: Cristo Ressuscitado”, destacou o Arcebispo.
E fez um pedido especial aos que, em seguida, pela imposição de suas mãos, receberiam o primeiro grau do Sacramento da Ordem: “Levem com vocês esse sentido de ser alguém que se coloca a serviço. Se coloquem a serviço dos irmãos, tanto na Liturgia como aos mais excluídos, aos mais necessitados, àqueles que nos perseguem. Colocar-se sempre a serviço. Tanto nas comunidades, quanto na sociedade.”
Solidariedade
Durante a Missa, Dom Orani leu a mensagem do secretário de Estado de Sua Santidade, Cardeal Tarcisio Bertone, transmitindo a bênção apostólica do Papa Bento XVI e também a nota de solidariedade às vitimas das chuvas no Estado do Rio de Janeiro, enviada pelo Vaticano.
Nice Afonso
Portal da Arquidiocese