terça-feira, 9 de março de 2010

MUNDO


ONU diz que o abuso de medicamentos é preocupante

O relatório 2009 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes – órgão independente que monitora a implementação das convenções da ONU sobre o controle internacional de drogas – destacou o crescente abuso no uso de drogas prescritas, que são medicamentos e a necessidade de prevenção primária no trato com a questão.
O relatório foi divulgado no dia 24 de fevereiro, em Viena, na Áustria. Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime (UNODC, na sigla em inglês), o relatório mostra que o “abuso de medicamentos prescritos é atualmente o segundo maior problema de abuso de drogas, atrás apenas da maconha, com um total de 8,2 milhões de pessoas usando medicamentos indevidamente”.
O UNODC destacou as referências ao Brasil registradas no relatório. Entre elas estão “as medidas tomadas pelo Brasil que conseguiram reduzir o consumo de estimulantes, por meio da alteração de legislação e do rigor à exigência de receita médica para medicamentos, além de outras tomadas para evitar a falsificação de produtos farmacêuticos, assim como a realização, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de inspeções para verificar o cumprimento, por parte das farmácias, da legislação referente a medicamentos que contenham substâncias controladas”.