
Jovens mostram a sua força na celebração do Dia Mundial da Juventude
Está tudo pronto para a comemoração do Dia Mundial da Juventude no Rio, dia 27 de março, às 15h, no Largo da Carioca. Na programação do evento constam procissão, Benção dos Ramos, Missa presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, entrega da réplica da Cruz dos Jovens aos Vicariatos, e shows.
Todos os jovens estão mais do que convidados, estão, na verdade, convocados para celebrar o seu dia, além de dar início aos trabalhos do Setor Juventude da Arquidiocese e prestar apoio à candidatura do Rio para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2014, com a presença do Papa Bento XVI.
O Dia Mundial da Juventude atua em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, que acontece a cada dois ou três anos. Nos intervalos dos anos em que a Jornada não é realizada promove-se o Dia Mundial da Juventude, tradicionalmente celebrado no Domingo de Ramos. Esse ano, no entanto, a celebração no Rio foi antecipada para sábado. A comemoração desse dia acontece em nível diocesano.
Setor Juventude e a expectativa para sediar a Jornada Mundial
O encontro do dia 27 tem como um dos seus propósitos iniciar os trabalhos do Setor Juventude da Arquidiocese, um projeto elaborado por Dom Orani. O Arcebispo convocou Padres que trabalham com a juventude para estruturar esse setor, objetivando abraçar todas as realidades de jovens: Carismáticos, do Movimento Eucarístico Jovem, da Pastoral da Juventude e de todos os outros movimentos e espiritualidades que trabalham com esse segmento.
Os organizadores do evento ressaltam que esse encontro é uma grande oportunidade para a juventude cristã carioca mostrar a sua força, e demonstram entusiasmo com a possibilidade do Rio sediar a Jornada Mundial de 2014. “Nós vamos mostrar à juventude do Rio, que é participativa e empenhada, para que possamos trazer para a cidade, também, a Jornada Mundial da Juventude prevista para 2014. Contamos com a participação de todos”, disse Lilian Furlan, da Comunidade Aliança de Misericórdia.
“No dia 27 reuniremos toda a juventude do Rio de Janeiro para fazer um belo momento de Ramos em vista da unidade dos jovens, de como Igreja, nós mostrarmos a juventude do Rio de Janeiro. Com certeza vão ser momentos de muita alegria, de muita animação e mais ainda de louvor a Deus”, contou Raíssa Sampaio dos Santos, da Comunidade Shalom.
Gabriel Paz, da banda Bom Pastor, também enfatizou o poder da união dos jovens do Rio. “Nós jovens estaremos juntos cantando, louvando e mostrando para o Rio de Janeiro e para o mundo todo a força da juventude carioca, uma juventude que busca a santidade, que realmente quer fazer a diferença em um mundo tão difícil hoje em dia.”
O Padre Jorge Luiz Neves, mais conhecido como ‘Jorjão’, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, clamou pela união de todos para o Rio conquistar o direito de sediar a Jornada de 2014. “Vamos colocar o Rio como sede desse grande encontro mundial, reunindo milhões de jovens na nossa cidade. Isto depende da presença dos jovens para que seja feito um momento forte, candidatando o Rio para a futura JMJ.”
Procissão, Missa e shows
O evento começará às 15h, com a concentração dos jovens na Catedral Metropolitana do Rio, localizada na Avenida República do Chile, 245, no Centro. Às 15h30 haverá a Benção dos Ramos e os jovens sairão em procissão até o Largo da Carioca. Às 16h, Dom Orani presidirá a Santa Missa. Em seguida ocorrerá um dos momentos mais esperados da celebração que é a oferta da Cruz dos Jovens – símbolo do Ano Jubilar que o Papa João Paulo II confiou à juventude, em 1984, por ocasião do término do Ano Santo, e que desde então percorre o mundo. Segundo informação do Portal da Arquidiocese do Rio, cada líder jovem do Rio receberá uma réplica da Cruz, e será assim enviado como discípulo missionário para anunciar que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção. As réplicas passarão por todos os Vicariatos até o dia 15 de agosto, data do próximo evento, quando o Cristo Redentor será apresentado como ícone da juventude carioca. Após a entrega da Cruz começarão os shows com a banda Bom Pastor e os DJs da Equipe Curtissom com Cristo. O encerramento do encontro está previsto para 20h.