segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia Mundial da Juventude no Rio: Eu vou!


Os jovens do Rio de Janeiro estão mais do que convidados, estão, na verdade, convocados para o evento que marcará a celebração do Dia Mundial da Juventude na Arquidiocese, que acontecerá em 27 de março, com concentração às 15h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.
O encontro, tradicionalmente celebrado no Domingo de Ramos, mas que esse ano, no Rio, foi antecipado para o sábado, também marcará o início dos trabalhos do Setor Juventude da Arquidiocese e a candidatura da cidade para sediar a Jornada Mundial da Juventude, prevista para 2014, com a presença do Papa Bento XVI.
O envolvimento de todos os grupos de jovens ligados à Pastoral da Juventude, bem como dos grupos de movimentos que trabalham com jovens é essencial para que esta seja a maior celebração do Dia Mundial da Juventude no Brasil.
Por isso, não perca tempo. Participe e anime sua Paróquia a marcar presença nesse dia em que diferentes espiritualidades se unirão para dar um sonoro “sim” à vida e testemunharem sua fé.

Procissão, Missa,
música eletrônica e arte
Animados pelos projetos Juventude e Artes da Comunidade Shalom, os jovens sairão em procissão da Catedral Metropolitana, às 15h, em direção ao Largo da Carioca, no Centro, onde haverá a Missa de Ramos. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a celebração. Logo em seguida, terá música eletrônica executada pela equipe do Curtisom, com Cristo e a banda Bom Pastor que animarão o show de encerramento do evento.
Em entrevista ao Portal da Arquidiocese, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro, Thiago França, afirmou que esta é uma hora propícia para o jovem mostrar o seu potencial de renovação da sociedade, a partir de um encontro pessoal com Cristo. “Desejamos que esse Dia Mundial da Juventude seja apresentado aos jovens como um encontro amoroso com Deus, que vai tomando feições humanas na pessoa de Jesus Cristo”, destacou.

Cruz dos jovens
percorrerá Vicariatos
Um dos momentos mais esperados da celebração será a entrega da Cruz dos Jovens – símbolo do Ano Jubilar que o Papa João Paulo II confiou à juventude, em 1984, por ocasião do término do Ano Santo, que, desde então, percorre o mundo. Na ocasião, João Paulo II entregou a cruz aos jovens para que fosse levada a todos como sinal do amor de Jesus à humanidade.
O Portal da Arquidiocese informou que cada líder jovem no Rio receberá uma réplica dessa cruz, e será, assim, enviado como discípulo missionário para anunciar que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção. As réplicas passarão por todos os Vicariatos até o dia 15 de agosto – data do próximo evento –, quando o Cristo Redentor será apresentado como ícone da juventude carioca.