Um encontro no Edifício João Paulo II dia 10 de março marcou o início do trabalho de articulação das lideranças da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Arquidiocese do Rio. A reunião, que teve a participação de representantes dos Vicariatos Territoriais, foi presidida pelo Padre José Brito Terceiro, coordenador arquidiocesano.
O Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos Willian Bernardo, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da Pascom para a Arquidiocese. Ele lembrou de todo o investimento que o Vicom, em parceria com a PUC-Rio, tem feito na formação dos agentes pastorais, com a realização das “Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital”, que já formaram mais de 150 pessoas. “O agente da Pascom é aquele que atua diretamente na articulação das Pastorais e na divulgação da vida da Igreja”, afirmou o Sacerdote. Segundo ele, a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação tem como prioridade, além da formação técnica, o acompanhamento e a formação espiritual do comunicador católico. “Queremos que cada agente da Pascom tenha a convicção de que trabalhar como comunicador na Igreja faz parte da sua espiritualidade”, salientou
Padre José Brito complementou: “O Cristo é o comunicador por excelência, porque falava com as pessoas e para as pessoas. É preciso que todas as equipes paroquiais da Pascom tenham essa dinâmica”. O coordenador arquidiocesano pediu aos representantes vicariais que fizessem uma apresentação da realidade de cada região episcopal. “Precisamos saber como está a comunicação interna em nossas Paróquias: como estão os nossos leitores? Como estão os avisos nas Missas? Como as Pastorais estão se comunicando entre si e com os fiéis? Como está o nosso mural de avisos?”, questionou.
Os professores Miguel Pereira e Sérgio Bonato também participaram da reunião e informaram que as novas turmas das “Oficinas de Jornalismo” terão início após a Páscoa e contemplarão os Vicariatos Oeste e Sul. As fichas de inscrição já foram entregues aos Vigários episcopais para que possam indicar os participantes. O curso é totalmente gratuito e terá dez encontros, sempre aos sábados, num total de 60 horas/aula.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 7 de abril, às 19h, no Edifício João Paulo II, na Glória.