“Que tipo de fraternidade nós podemos oferecer aos jovens?”
A pergunta foi feita pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro
Scherer, durante o pré-lançamento do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013,
que tem o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is
6, 8). A apresentação, que aconteceu no dia 6 de julho, durante a
ExpoCatólica, em São Paulo ,
contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas
e empresários.
Para Dom Odilo, o primeiro aspecto da fraternidade que deve
ser oferecido ao jovem é a esperança. “A juventude precisa acreditar que o
mundo vale a pena e que é possível lutar e se preparar com alegria, porque
muitos jovens estão sem esperança no futuro, se envolvendo com drogas e
morrendo. O jovem precisa ser animado a trabalhar para a edificação de um
futuro melhor, para assumir, pouco a pouco, o seu papel de protagonista, líder
e evangelizador”, afirmou.
O cardeal ressaltou que a CF 2013 quer oferecer ao jovem o
que a Igreja tem de melhor: a esperança gerada pelo encontro com Cristo. “Jesus
sempre convida a olhar para frente, para horizontes largos, e, por isso mesmo,
oferece a esperança fundada não simplesmente naquilo que o homem é capaz de
fazer por si, mas na assistência e na proximidade de Deus em relação à vida de
cada pessoa”, destacou.
A IGREJA É JOVEM
Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a
Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, é preciso investir nos
jovens. “A juventude está mostrando ao Brasil que tem uma capacidade que vai
além do que podemos imaginar. Estamos convencidos de que, se queremos uma
Igreja renovada, uma sociedade diferente e melhor, mais do que nunca precisamos
apostar na juventude”, disse.
Dom Eduardo afirmou que o tema da CF reforça a opção da
Igreja pela juventude. “Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz
traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em responder ao
chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da
juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a
provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade”, disse Dom
Eduardo.
O diretor geral das Edições CNBB, Padre Valdeir Goulart,
afirmou que o lançamento oficial do cartaz será realizado em agosto, em
Brasília, juntamente com o texto-base e os subsídios. “Como o cartaz já estava
pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na
ExpoCatólica”, disse o sacerdote.
COMUNICAÇÃO VIRTUAL
Na explicação sobre o cartaz, padre Valdeir destacou que o
jovem está em primeiro plano. O segundo aspecto é que o jovem dialoga direto
com Deus, respondendo ao chamado feito pelo Senhor, que é o lema da CF 2013
“Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8).
“O jovem precisa despertar para o fato de que ele é o
protagonista dentro da Igreja e que é chamado a levar a Boa Nova também aos
outros jovens. Desde os primórdios, no Antigo Testamento, nós vemos que Deus
chama os jovens. Jeremias era jovem, Isaías era jovem, José, rei do Egito, era
jovem, Davi era jovem, João Batista era jovem, Maria, mãe de Jesus, era jovem,
ou seja, a Igreja é jovem”, disse o sacerdote.
Padre Valdeir destacou que, no cartaz, o semblante da jovem
se comunica com a cruz, que é também o símbolo da JMJ. “Nós sabemos da força do
jovem que vai a todos os lugares, desde as pequenas cidades do interior, como é
retratado no cartaz, ou nas comunidades virtuais”, ressaltou.
Segundo o autor do cartaz, o ilustrador Hime Navarro, na
parte de cima do cartaz, no fundo azul, foram colocadas palavras com o símbolo
hashtag, para fazer referência à maneira como o jovem se comunica. Entre as
palavras escolhidas, estão #amizade, #sonho, #vigor, #paz, #justiça, #família,
#fé, #esperança, #caridade, #amor, #missão, #coragem e #compromisso.
CLÁUDIA BRITO
IMAGEM: REPRODUÇÃO