quinta-feira, 29 de maio de 2014

Semana une cristãos no Rio

Semana une cristãos no Rio / Arqrio
Igrejas cristãs do Brasil estarão reunidas de 1º a 8 de junho em diversos eventos celebrativos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano. O tema escolhido para a reflexão é “Acaso Cristo está dividido?”, motivado pelo trecho bíblico da Carta aos Coríntios (I Cor 1,1-17).
A iniciativa é promovida pelas Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), composto pela Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.
No Rio, uma série de eventos deve marcar a data. O mais importante e tradicional é a Vigília de Pentecostes, que será realizada no dia 7, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, é o anfitrião do ato ecumênico, que conta com a presença de diversas Igrejas cristãs da cidade.
“Nessa noite da vigília, todos nos sentimos mais próximos, mais irmãos, unidos para difundirmos ao mundo a pessoa do Cristo, Vida e Verdade para os homens de boa vontade”, destacou o diácono Nelson Augusto dos Santos Águia, membro da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Interreligioso.
Segundo o diácono, todos os cristãos são convidados para uma oração pela unidade, pela união dos cristãos. A celebração terá leitura bíblica, ato penitencial, meditação da palavra feita pelos ministros cristãos presentes, preces, cantos e momentos de louvor.
O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, afirmou na edição do ano passado da vigília que o ponto mais importante da unidade é a fé em Jesus Cristo, por isso é importante que os cristãos deem as mãos. “Essa Vigília de Pentecostes é uma realidade em quase todo o mundo. Que o Espírito Santo nos dê força para enfrentar as contrariedades. Que Ele nos una cada vez mais, e nos faça assumir a nossa identidade cristã, que nos faz olhar com esperança para o futuro, com o coração ardendo de amor a Jesus”, enfatizou na ocasião.
SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
Haverá também uma programação no Seminário São José, voltada mais especialmente para os seminaristas, de 3 a 6 de junho. As paróquias também se organizam para realizar momentos voltados para a celebração da data.
“Esse sinal de união é muito importante para que todos sintam que os cristãos estão próximos e se respeitam, juntos em um único ideal espiritual: fazer Jesus mais conhecido e amado pelo mundo”, complementou diácono Nelson.
Ecumenismo: caminho de unidade
Apesar do apelo universal, a unidade vivenciada pelas Igrejas cristãs nem sempre fica clara no imaginário social. Porém, o diácono Nelson explicou que os pontos em comum são muito maiores do que os divergentes, e que isso deve ser celebrado e vivido pelos cristãos.
“O que nos une é o batismo trinitário, a adoração ao Espírito Santo, a Palavra de Deus, a crença na divindade de Cristo. Então veja quantas coisas em comum nós temos! O ecumenismo está aí não para levantar barreiras ou muros, mas para construir pontes. Pontes de diálogo, de paz, de harmonia”, explicou.
Na Arquidiocese do Rio, o ecumenismo é promovido pela Comissão de Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, tem como bispo animador Dom Roque Costa Souza e é coordenado pelo padre Fabio Luiz de Souza. As atividades acontecem em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé.
Além da Semana para a Unidade dos Cristãos, a comissão trabalha durante o ano todo em reuniões do Conic, visitas a outras Igrejas, participa em eventos ecumênicos, como o Advento Ecumênico, e em datas especiais, como a vivida no último Dia das Mães, quando os cristãos estiveram reunidos na Igreja Luterana.
O foco do trabalho na unidade na arquidiocese é uma orientação pastoral do Cardeal Tempesta, conforme testemunhou o diácono Nelson.
“Ele sempre nos orienta que devemos dialogar, buscar o outro, e que o ecumenismo é um meio importante para construir uma sociedade mais unida, mais fraterna. O lema de Dom Orani é “Para que todos sejam um”. Ou seja, ele mesmo, em seu lema episcopal, busca a unidade. Por isso fazemos todo o trabalho em comunhão com nosso pastor”, sublinhou.
Programação
Seminário São José, sempre às 17h30
- 3 de junho (terça-feira): pastor Silas Esteves, Comunidade Monte Sião
- 4 de junho (quarta-feira): arquimandrita Ignácio, Igreja Ortodoxa Siriana
- 5 de junho (quinta-feira): pastor José Roberto, Igreja Presbiteriana Unida
- 6 de junho (sexta-feira): pastora Lusmarina, Igreja Evangélica Luterana
Vigília de Pentecostes
- 7 de junho (sábado), às 20h, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana
Paróquias
As paróquias e igrejas organizam eventos ecumênicos de forma autônoma. Até o fechamento desta edição, as seguintes paróquias confirmaram programação especial para durante a semana:
- Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel. Para saber mais: (21) 3337-9980
- Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Inhaúma. Para saber mais: (21) 2260-3571
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Todos os Santos. Para saber mais: (21) 2289-2099
Fabíola Goulart