sábado, 10 de maio de 2014

Fé e oração em shopping

Capela do Américas Shopping será inaugurada no dia 11 de maio, em missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta

Fé e oração em shopping / Arqrio

Ir às compras, reunir os amigos na praça de alimentação, buscar diversão na área de lazer são atividades típicas de quem vai a um shopping. No Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, que foi inaugurado no último dia 29 de abril, o visitante terá também acesso a um espaço dedicado à oração. A Capela São João Paulo II, que fica no primeiro piso do empreendimento junto às lojas, será inaugurada no dia 11 de maio em missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
Os momentos de celebração, oração e acolhimento acontecerão na capela no mesmo horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h. O trabalho pastoral ficará a cargo da Paróquia Imaculada Conceição, do Recreio dos Bandeirantes. Para o pároco, padre André Vilar de Moraes Martins, é uma oportunidade de ir ao encontro das pessoas onde elas estão. A Capela é um espaço climatizado, com capacidade para aproximadamente 80 pessoas.
“Nós acolhemos esse grande desafio com muita alegria. Precisamos ir ao encontro das pessoas onde elas estão presentes para anunciar o Cristo Ressuscitado”, destacou. De acordo com padre André Vilar, as pessoas vão ao shopping por vários motivos, e muitas vezes não sabem que só Deus poderá preencher o vazio que sentem em seus corações. “É um espaço para anunciar o Cristo”, completou.
O projeto da empresa de engenharia Ecia – Irmãos Araújo já contemplava a existência da capela, de acordo com padre André. A companhia é responsável pelo empreendimento, realização, construção e planejamento do Américas Shopping. O espaço contará também com uma loja de produtos católicos. “Os empreendedores são católicos e viram uma oportunidade de promoção de fé”, explicou.
Há o desejo de evangelizar os lojistas e as pessoas que passam pelo shopping, segundo o sacerdote. Ele disse ainda que é necessário que a Igreja esteja cada vez mais onde as pessoas estão para evangelizar. “É uma necessidade urgente dentro do contexto urbano. É a nossa missão identificar onde estão as pessoas, as necessidades mais fortes e marcarmos presença.”
Programação
O plano de evangelização dentro do shopping ainda está em construção, de acordo com padre André. No entanto, a capela estará aberta ao público em todos os horários de funcionamento do shopping, com terço, Liturgia das Horas, celebrações e adoração. Às terças e quintas-feiras, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, de 10h às 22h. Nos demais dias, as missas acontecerão às 12h15.
Para montar programação específica para faixas etárias e realidades, a paróquia está envolvendo as pastorais da Família, da Juventude e movimentos leigos. “Ainda não temos um perfil definido para essa clientela. Há todo um interesse de termos momentos específicos de meditação semanal para jovens e grupos”, detalhou o sacerdote.
O Américas Shopping é o quinto shopping construído pela Ecia. O empreendimento conta com 240 lojas distribuídas por dois pisos, 12 salas de cinema, cineteatro, pistas de patinação no gelo e de skate, boliche, espaço gourmet, academia e opções de entretenimento. A expectativa é receber em média 40 mil pessoas por dia, somando 1,2 milhão de visitantes por mês. A construção recebeu certificados de sustentabilidade.
Veja abaixo a programação da capela São João Paulo II:
Missa - Domingo, segunda, quarta, sexta e sábado às 12h15;
Oração da Manhã (Laudes) - todos os dias às 10h (exceto aos domingos);
Exposição do Santíssimo - terças e quintas, das 10h30 às 21h;
Terço da Misericórdia - todos os dias às 15h;
Terço Mariano - todos os dias às 18h.


SERVIÇO
- Inauguração da capela
- Quando: 11 de maio às 11h30
- Onde: Av. das Américas, 15500 - Recreio dos Bandeirantes