quinta-feira, 17 de abril de 2014

Programação da Quinta-Feira Santa

QUINTA-FEIRA SANTA
Missa dos Santos Óleos - 17 de abril
Prelúdio do Tríduo Pascal, que começa nos ritos da tarde da Quinta-Feira Santa, é a solene Missa dos Santos Óleos, que o arcebispo celebra de manhã com todo o presbitério, e juntos renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. É um gesto de grande valor, uma ocasião propícia aos sacerdotes para que reafirmem a própria fidelidade a Cristo, que os escolheu como seus ministros.
Nesta mesma missa serão abençoados o óleo dos enfermos e o dos catecúmenos, e será consagrado o do Crisma. Estes são ritos com os quais simbolicamente se significam a plenitude do sacerdócio de Cristo e a comunhão eclesial que deve animar o povo cristão, reunido para o sacrifício e vivificado na unidade pelo dom do Espírito Santo.
- Dom Orani, bispos auxiliares e clero da arquidiocese, às 9h, na Catedral

Missa da Ceia do Senhor - 17 de abril
Na missa seguinte, chamada in Coena Domini, celebrada na noite do mesmo dia, a Igreja comemora a instituição da Eucaristia, o sacerdócio ministerial e o mandamento novo da caridade, deixado por Jesus aos seus discípulos, em que se recordam as palavras cheias de mistério ditas na última ceia do Senhor com seus apóstolos.
A missa também é marcada pelo “lava-pés”, após a homilia. Segundo o padre Fabio, o gesto de lavar os pés na celebração surgiu em um ambiente monástico, quando era comum no mosteiro que o abade lavasse os pés dos irmãos em um gesto de humildade e reconciliação, para manter a paz na comunidade.
A Igreja encoraja, depois da celebração da Santa Missa, a vigiar na presença do Santíssimo Sacramento, recordando a hora triste que Jesus passou em solidão e oração, antes de ser preso para ser depois condenado à morte.
- Dom Orani e Dom Pedro: às 18h na Catedral
- Dom Antonio: às 19h na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
- Dom Edson: às 20h na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro
- Dom Paulo: às 20h na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Encantado

- Dom Luiz Henrique: 19h30, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Grajaú