quinta-feira, 24 de abril de 2014

Gestão de lixo durante a JMJ Rio2013 é exemplo sustentável

A geração de lixo durante a Jornada Mundial da Juventude ( JMJ Rio2013) foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o Ré­veillon. A redução dos resíduos foi exemplo para uma mudança cultural que o Rio de Janeiro deverá passar para alcançar o patamar de países desenvolvi­dos, de acordo com o econo­mista e ambientalista Sérgio Besserman. Ele é presidente da Câmara Técnica de Desenvolvi­mento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Economia da PUC-RJ.
Besserman irá proferir pa­lestra para discutir o tema da sustentabilidade no evento “A cidade do Rio de Janeiro em diálogo”, no próximo dia 24 de abril. O ciclo de palestras acon­tecerá a cada dois meses com temas da agenda da cidade, e será promovido pela Arquidio­cese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O evento também é realizado em vista das comemo­rações dos 450 anos da cidade.
O objetivo é estimular ca­nais de discussão e ref lexão com diversos setores da socie­dade carioca. De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, “a oportunidade do aniversário da cidade nos dá a possibilida­de de discutirmos os melhores caminhos para o bem de todos”.
O Rio de Janeiro vive um período de transição em relação à gestão de resíduos, de acordo com Sérgio Besserman. Durante a JMJ Rio2013, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 tonela­das de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais reciclá­veis. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do Réveillon do ano anterior à Jornada.
“Eu acho que isso foi próprio da cultura da Jornada Mundial da Juventude e dos organizado­res aqui na cidade do Rio de Ja­neiro. Mas foi um grande exem­plo para uma cidade que na questão dos recursos está neste momento de transformação, de mudanças”, ressaltou. Para ele, a Jornada foi importante para uma mudança cultural.
O economista ressaltou tam­bém os resultados positivos alcançados pelo Programa Lixo Zero, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade.

GRANDES EVENTOS
Nos próximos anos, o Rio de Janeiro vai sediar dois grandes eventos esportivos: Copa do Mundo e Olimpíadas. Para bons resultados a nível ambiental, o economista recomendou campa­nhas que valorizem o objetivo dos eventos e incentivem a preserva­ção ambiental. Ele destacou que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o Comitê Olímpico também fizeram exigências em relação à questão sustentável.
A cidade já sediou eventos im­portantes relacionados à preser­vação do meio ambiente, como a Rio 92 e a Rio + 20. De acordo com Besserman, os eventos trou­xeram conquistas importantes. “Foram muitos frutos para nossa cidade, embora haja muitos desa­fios: limpar a Baía de Guanabara, preservar a Floresta da Pedra Branca, salvar os manguezais ameaçados”, destacou. Ele disse ainda que é próprio do carioca a preservação ambiental.
O especialista explicou que é preciso unir políticas governa­mentais e atitudes simples para preservar os recursos naturais. “É também algo mais amplo. Fazer política com ‘p’ maiúsculo, ter opções conscientes sobre as ne­cessidades dessas transfor­mações, mas tudo isso tem um sentido muito mais profundo se acompanhado do testemunho. É preciso fazer a conta e entender que de um lado estão nossos pequenos gestos em nossas casas com a água, resíduos”, disse.
Segundo Besserman, é preciso unir meio am­biente, crescimento econômico e combate à pobreza. “Só haverá combate à pobreza e de­sigualdade econômica se nós atentarmos para a necessidade de manter o planeta saudável”, dis­se. De acordo com ele, é necessário ainda incentivar e planejar bem uma matriz energética limpa.
Os brasileiros têm muito a avançar, assim como todos os povos do mundo para pensar não apenas no presente, mas nas fu­turas gerações. “Pela primeira vez em toda a história nós teremos que tomar decisões sobre isso, mas ninguém no mundo sabe o que é desenvolvimento sustentá­vel e isso é bom. É uma pergunta que instiga a transformação e não temos as respostas”, ressaltou.


SERVIÇO
O quê: evento “A cidade do Rio de
Janeiro em diálogo”
Quando: dia 24 de abril, às 20h
Onde: 2° andar do Edifício João
Paulo II – Rua Benjamin Constant,
23, na Glória



Teresa Fernandes